Com uma altitude que deixa a maioria dos turistas sem ar, literalmente, La Paz tem as suas partes mais altas localizadas acima dos 4.000 metros de altitude. Por essa razão, o que predomina aqui é o clima montanhoso que compreende verões chuvosos e invernos secos. A precipitações acontecem principalmente entre dezembro e março, com índices pluviométricos entre 50mm e 80mm ao mês. Entre maio e setembro basicamente não chove, então se a sua preocupação gira em torno dessa questão, esses são meses interessantes para fazer a sua viagem!
As temperaturas também são constantes e tendem a oscilar entre -3•C e 16•C, ou seja, prepare-se para encontrar frio em qualquer época do ano. Isso se deve em razão da altitude elevada, que é fator determinante para o clima frio onipresente. No centro da capital da Bolívia, a média é de 3.600 metros de altitude, com temperatura em torno dos 11•C. Já nas partes mais elevadas da cidade, acima dos 4.000 metros, a temperatura fica na casa dos 7•C. Junho e julho são historicamente os meses mais frios do ano enquanto novembro desponta como o mais quente.
Apesar do clima hostil para grande parte dos brasileiros, os dias ensolarados e abertos são bastante comuns por lá. Para programar sua viagem fuja apenas do período das chuvas, entre dezembro a março. Essa é a única época em que o turista pode encontrar algum tipo de imprevisto e eventualidade. Nas demais ocasiões, apesar do clima montanhoso, as temperaturas são suportáveis para aqueles que levarem casacos e roupas adequadas, especialmente para sair à noite.