- América do Sul
- Bolívia
- La Paz
- Onde ficar em La Paz
Considerada a capital mais alta do mundo, La Paz já garante de cara um desafio ao turista: a respiração. Pensando em condições mais favoráveis para a sua estadia, seja em relação à altitude ou às áreas que apresentam mais atrativos, o viajante conta principalmente com duas regiões: a central, onde está a maior parte dos pontos turísticos, e a Zona Sul, parte nobre e mais baixa da cidade (e, por isso, com mais oxigênio). Portanto, as melhores opções ficam nessas regiões por motivos distintos.
Abaixo, o Quanto Custa Viajar explica direitinho quais são os pontos positivos e negativos de se hospedar em cada uma delas!
- Centro
É onde todos os pontos turísticos estão localizados. Nas imediações da Calle Sagarnaga e Plaza Mayor é onde fica a maior concentração de hotéis e hospedagens. Também é aqui que fica a Avenida 16 de Julio, com grande número de restaurantes, pubs e bares. É o lado mais conveniente da cidade para aqueles que prezam pela proximidade. Na contramão disso tudo há também alguns inconvenientes. Quem fica no centro tem que lidar com o caos que é La Paz, ou seja, seu trânsito caótico, ruas sujas e movimento para todo lado. Tudo é cheio, e o turista pode começar a se sentir incomodado se a sua estadia for um pouco mais longa. No distrito central, os bairros de El Rosário e Belén são alguns dos mais procurados pelos viajantes.
- Sopocachi
Bairro mais boêmio da cidade, com grande concentração de restaurantes, bares, pubs, cafés e casas noturnas. Fica a 15 minutos de carro do centro, já na zona sul, e conta com prédios comerciais, embaixadas, bancos e lojas de conveniência ao redor. É uma opção para aqueles que querem uma estadia mais tranquila, arborizada e limpa do que o centro de La Paz. Também é uma alternativa para aqueles que buscam aproveitar a capital boliviana tanto de dia como de noite, sem grandes preocupações. O bairro disponibiliza ainda uma boa infraestrutura de hospedagens, mas vale lembrar que os preços costumam ser mais caros aqui do que na região central.
- Calacoto
Outro bairro da zona sul de La Paz e, portanto, situado em uma região extremamente nobre da cidade. Aqui o perfil é de área residencial, com muitas casas e prédios de alto padrão. Essa é uma opção para aqueles que pretendem ficar mais tempo na capital boliviana e, por isso, procuram por uma acomodação de padrão mais elevado que possa garantir o conforto necessário. Calacoto também apresenta uma altitude menos elevada (que, portanto, favorece a respiração), e tem ruas limpas e seguras para o turista. Algumas das melhores opções de acomodação ficam na Avenida Ballivián. O bairro, que surgiu como dormitório para as pessoas que trabalham na região central, hoje acomoda uma classe média-alta boliviana e, assim como o Sopocachi, fica a uma distância de 15 minutos de carro do centro da cidade.
- San Miguel
Considerado o bairro mais nobre de La Paz, é também o que fica mais ao sul da cidade. Localizada a 8km do centro, a área conta com lojas de grifes, restaurantes renomados e boas opções de entretenimento para os turistas. É uma região dominada pelos brancos com linhagem do Velho Mundo, assim como concentra a maior parte dos estrangeiros europeus e norte-americanos que visitam a cidade. Tem atmosfera mais cosmopolita e é um bairro que contrasta com a realidade geral de La Paz. Suas ruas são limpas e seguras, assim como há uma boa concentração de hotéis de qualidade. Os preços, porém, são bem altos e, portanto, essa não é uma opção para aqueles que desejam economizar na cidade.