Planejar uma viagem financeiramente tranquila e segura nem sempre é tarefa fácil. Às vezes, durante uma experiência de turismo – ou até mesmo numa estadia em outro local, motivada por trabalho e/ou estudos –, o viajante pode comprometer seu bolso se não souber se organizar bem em relação aos custos da viagem, que podem incluir hospedagem, transporte, alimentação, compras variadas e até mesmo gastos inesperados.

Por isso, é interessante que, antes de arrumar a mala, quem for viajar dedique um tempo para pesquisar com calma as melhores opções de investimentos e economias possíveis disponíveis para o roteiro escolhido – e a ferramenta VPN pode ser eficiente na organização dessas informações, sobretudo para ajudar a evitar discriminações de preço arbitrárias.

Mas afinal o que é discriminação de preço?

Discriminação de preços é, entre outras terminologias, uma expressão que explica a venda de um determinado produto, só que em valores distintos a depender do contexto socioeconômico onde aquela venda está sendo realizada. No setor de turismo isso pode acontecer nas compras de pacotes de viagens feitas de modo online, a partir da leitura do IP do usuário.

Ou seja, dependendo de onde seu IP estiver localizado, aquele tão sonhado pacote de duas semanas em Fernando de Noronha ou Paris pode sair bem mais caro do que você estava planejando.

É aí que a VPN entra. Ao ocultar seu IP com essa ferramenta de rede privada virtual, as pesquisas de valores podem se tornar mais leves para o seu bolso e o que parecia custar uma fortuna agora se apresenta em valores muito mais acessíveis.  Passagens aéreas, hospedagem, itens com descontos de temporadas, ingressos de espetáculos culturais (shows, cinema, teatro e museus, por exemplo) e produtos de comércio eletrônico em que os preços mudam dependendo do dia e hora em que você acessa o site de compra são todos suscetíveis à discriminação de preços.

Como veremos a seguir, alguns deles podem ter seus valores reduzidos com o uso estratégico da VPN, especificamente para organizar gastos com planejamento e investimento naquela tão sonhada viagem de férias – sim, viagem é investimento!

Image by Pexels from Pixabay

Dicas de como usar a VPN na compra de uma viagem

A primeira economia pode ser feita ainda na aquisição da VPN. Encontrar uma VPN com teste grátis é o começo de tudo: quem não tem a ferramenta poderá usá-la mesmo assim, por um período determinado e sem custos, para realizar todas as pesquisas envolvidas no planejamento da viagem em questão.

Com isso feito, é hora da pesquisa de viagem. Começando pelos sites de passagens aéreas, a ocultação do seu IP pode ajudar no cálculo de taxas que seriam aplicadas na sua passagem por companhias aéreas que praticam discriminação de preço com base na geolocalização.

Acionar a conexão VPN com localização virtual ajudará a burlar esse tipo de discriminação e aproveitar ofertas em sites de empresas de aviação ou até mesmo de comparadores de preços que vendem passagens.

Em casos de perda de voo, inclusive, o uso da VPN também pode ser interessante. Camuflar o IP pode ajudar a evitar que o sistema das companhias aéreas investigue quanto tempo você ficou online ali. Geralmente, quem fica mais tempo conectado, acaba sendo cobrado a mais também. Para essa finalidade, começar uma nova sessão no navegador e apagar o histórico de navegação podem também contribuir.

A mesma lógica funciona para a hospedagem. Tanto páginas de hotéis quanto buscadores de hospedagem que comparem preços e outros serviços de locação, como Airbnb comumente praticam a discriminação de preço por geolocalização.

Entretanto, alguns passos adicionais podem ser necessários além do uso de VPN para burlar esses entraves. Antes de cada busca em plataformas de viagem ou hotelaria, é importante apagar o histórico de navegação, remover todos os cookies e iniciar uma sessão nova do navegador.

A discriminação de preços funciona com base na estruturação do perfil de um consumidor. Para criar tal perfil, usam-se rastreadores virtuais, como os cookies ou a leitura das páginas visitadas recentemente. Ao “zerar” esse acúmulo de informações e usar um IP alternativo, cada visita a um site é como se fosse nova. É esse tipo de procedimento que pode economizar dinheiro pesquisando passagens e diárias de hospedagem.

Por fim, evite usar os aplicativos próprios de sites de viagem para conduzir suas pesquisas. Eles tendem a ser ambientes virtuais em que as empresas têm controle muito maior sobre os dados de consumidores em potencial, adequando preços detalhadamente a cada perfil.

Sofisticação da discriminação

Certos navegadores de internet e serviços de VPN oferecem funções de bloqueio de rastreadores virtuais e isso pode ser útil para combater outros tipos de discriminação de preço online e aumentar a privacidade virtual.

Entretanto, certos tipos de discriminação não podem ser evitados com o uso de VPN numa viagem. Reservas de hospedagem e compras de passagem feitas em cima da hora, por exemplo, invariavelmente tenderão a custar mais caro em sites de viagens, por exemplo.

A compra de itens que possuem descontos temporais específicos ou sazonais também não podem ser “tapeados” por VPN. A ferramenta também é incapaz de ajudar em sites de compra que variam seus preços de acordo com os dias da semana e horários.

Portanto, é importante aliar a sagacidade no uso de ferramentas online para pesquisa com um planejamento de viagem prévio. A organização com custos de viagem tenderá a ser bem-sucedida se construída cautelosamente sobre esses dois pilares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.