Todos os anos, desde a costa de Punta Cana e Península de Samaná, até Santo Domingo, La Romana ou a costa norte de Puerto Plata, inúmeros cruzeiros incluem a República Dominicana em seus itinerários. Razões não faltam: lugares carregados de história e cultura, praias de água turquesa ideais para snorkeling, uma natureza exuberante e diferentes opções de aventura garantem aos passageiros de cruzeiros de todo o mundo experiências inesquecíveis.

“O destino oferece aos visitantes uma infinita variedade de excursões e passeios para todas as idades, interesses e gostos. Uma vez em terra, graças às curtas distâncias do nosso país, os turistas têm a oportunidade única de visitar em uma mesma escala os mais variados e encantadores cenários do Caribe”, afirma Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR).

Viajar de cruzeiro é uma tendência consolidada em todo o mundo e os números oficiais da República Dominicana refletem isso. Nos últimos quatro anos, o país recebeu mais de 4 milhões de visitantes por essa via, com um crescimento de 105,33% no período 2014-2018.

Fortaleza Ozama

Com uma localização geográfica privilegiada, onde o rio Ozama desemboca no Mar do Caribe, a capital Santo Domingo, é uma das paradas mais cativantes pela grande riqueza cultural. Ao cruzar o porto se encontra a Cidade Colonial, a primeira cidade estabelecida pelos espanhóis no Novo Mundo, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ideal para ser percorrida caminhando ou a bordo do Trem Chu-Chu.

A rua histórica Calle Las Damas abriga construções emblemáticas, como a Fortaleza Ozama, a mais antiga da América; o Alcázar de Colón, um palácio de estilo gótico e renascentista que foi casa de Diego Colón, filho de Cristóvão Colombo; e a primeira catedral da América, cuja construção é datada em 1540. A Calle el Conde, a primeira rua comercial do Novo Mundo, segue sendo a região comercial para pedestres mais popular. Ao longo de 10 quadras, esta rua de paralelepípedos está cheia de restaurantes, cafés, lojas de souvenirs e vendedores de arte.

Alcázar de Colón

Os diversos museus e galerias da Cidade Colonial são uma oportunidade excepcional para conhecer a arte local e a história. A experiência cultural pode ser completa com o paladar: há restaurantes para todos os gostos, que oferecem os mais diversos pratos preparados por chefs renomados locais e internacionais. Além disso, Santo Domingo é um lugar excelente para fazer compras, por conta das lojas de grife nos centros comerciais, em especial o Blue Mall e o Ágora. Uma volta na cidade leva normalmente de duas a quatro horas, dependendo da rota ou das preferências de atividades.

Fortaleza San Felipe

Já os turistas que fazem escala em Puerto Plata na Costa Norte, podem se deslumbrar com as charmosas casas vitorianas e construções do século XIX que preenchem o coração da cidade, assim como a Fortaleza San Felipe – sobre o Malecón -, que os espanhóis construíram em 1541. Duas visitas atrativas são o Museu do âmbar e a fábrica de Ron Brugal, o emblemático rum dominicano.

A  cerca de 60 quilômetros de Puerto Plata, as ruínas de La Isabela atraem os amantes de história e cultura, já que abrigam os restos da primeira residência de Cristóvão Colombo no Novo Mundo e a primeira igreja onde foi celebrada uma missa. Na área das ruínas se encontram o Templo das Américas, uma versão moderna da igreja original e um museu do sítio.

Praia em Cabarete

Para os amantes dos esportes aquáticos, perto de Puerto Plata, o povo de Cabarete oferece as melhores praias para praticar surfe, kiteboarding, windsurf e SUP, enquanto Sosúa é um bom lugar para mergulhar. Se o turista que está no cruzeiro tem uma parada de, pelo menos quatro horas, visitar o pequeno e paradisíaco Cayo Arena, em frente às praias de Punta Rucia e La Ensenada, também é uma ótima opção.

Cayo Arena

E se aventura é o assunto, os viajantes poderão subir de teleférico até o topo do monte Isabel de Torres, uma emocionante experiência que oferece vistas e paisagens impressionantes. Dependendo do tempo disponível, podem realizar um tour para as 27 quedas de Damajagua, onde sentirão a adrenalina de saltar de cascata em cascata, ou fazer um safari de buggies 4×4 para explorar as belezas do interior da costa norte.

Para mais informações, visite http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/

Texto e fotos enviados por SMARTPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.