Há mil e uma maneiras de planejar viagens. Destinos altamente turísticos e dotados de boa infraestrutura implicam uma pesquisa de opções de entretenimento, gastronomia e hospedagem num universo amplo de alternativas. Já destinos menos populares, como praias pouco concorridas, costumam demandar mais preocupações com logística e transporte. São tipos diferentes de planejamento, que podem se beneficiar de diversas ferramentas digitais e opiniões de pessoas que já trilharam tais caminhos.

Nesse contexto, além de ser uma grande vitrine de vendas e de exibicionismo de comidas e lazer em viagens, o Instagram pode ser também uma boa ferramenta planejadora de viagens. Embora não seja um programa desenhado especificamente para isso, o Instagram pode ser útil para viajantes, seguindo apenas cinco passos simples. Conheça-os a seguir para incorporá-las em sua rotina de organizações e torná-la mais eficiente.

1. Inspiração por hashtags

A busca por hashtags úteis pode ser um ponto inicial interessante para organizar uma viagem a partir do Instagram. A função das hashtags é justamente ajudar a agregar e organizar fotografias por temas e termos comuns.

Portanto, usar termos relacionados à viagem será a maneira de usá-las de maneira útil para o propósito abordado nesse artigo. Elas podem ser uma fonte relevante de inspiração:

  • Viajantes interessados em conhecer paisagens de praia, mas sem ideias de destino, podem usar hashtags como #praia, #beach, #mar, #litoral.

Tipos específicos de viajantes também podem buscar inspirações em hashtags:

  • Mulheres que viajam sozinhas podem buscar destinos e ideias relevantes usando termos como #SoloTravel e #MulheresViajantes.
  • Pessoas com um destino já definido podem buscar opções culturais (#CultureTravel, #cultura, #ViagemCultural), gastronômicas (#gourmet, #TurismoGastronomico) ou indicações gerais, usando como hashtag o próprio nome da cidade selecionada.

2. Encontrar destinos secretos interessantes

Além de usar a função de busca do Instagram para encontrar boas hashtags, ela também pode render resultados de locais. Esses resultados permitem delimitar a busca geograficamente, encontrando atrações interessantes num perímetro determinado – o que pode ser bastante útil para quem já tem destino definido.

Buscando por um destino na barra de procura, selecionar o alfinete de localização é a maneira de visualizar localizações específicas:

A página resultante mistura dois setores: na parte superior da tela, há um mapa; na inferior, resultados fotográficos da comunidade do Instagram:

O mapa pode ser explorado, revelando opções locais com ampliações. Além de dar uma noção geográfica das atrações, essa possibilidade também permite uma percepção inicial da frequência, do espaço e da atmosfera dos ambientes.

Já a exploração do setor inferior da busca de locais permite descobrir atrações locais interessantes a partir do apelo imediato que uma foto provoque a quem conduz a busca. As fotos estão organizadas entre mais relevantes e mais recentes. Nelas, às vezes é possível também conhecer atrações locais mais detalhadas.

A vantagem desse tipo de busca é localizar opções visualmente interessantes ou aspectos pouco relatados de atrações conhecidas, que não seriam encontradas de outra maneira, como buscando pelo Google.

Atualmente, o Instagram permite mesmo filtrar as atrações das imediações pelo tipo. Isso facilita ainda mais encontrar resultados úteis de opções de programa cultural, alimentação e hospedagem:

3. Seguir contas de órgãos ou empresas relacionados à turismo

Como qualquer rede social, recorrer à força dos contatos da comunidade de usuários proporciona vantagens inéditas. A utilidade, para nosso caso, reside em encontrar contas de usuários do nicho de turismo e viagens.

Escritórios de turismo

Esqueça, num primeiro momento, os influenciadores digitais. Com um destino já decidido, um primeiro passo útil será buscar a página da cidade ou do escritório de turismo da cidade no Instagram.

Para isso, você pode procurar no Google por “[nome da cidade] no Instagram” ou “Escritório de turismo [nome da cidade]”. Se o destino for internacional, experimente fazer a mesma busca em inglês: “[nome da cidade] on Instagram” ou “[nome da cidade] tourism board”.

Alguns países também contam com perfis desse tipo, como @spain, @visit.dubai, @australia ou @explorecanada.

Publicações e especialistas

Os perfis no Instagram de publicações e páginas tradicionais do nicho de viagens são outra boa fonte de dicas. Sites como @lonelyplanet ou @tripadvisor trazem informações úteis e podem também gerar sugestões usuários interessantes para seguir, como @wonderful_places ou @atlasobscura.

Além das páginas especializadas, profissionais, viajantes e “influenciadores” também podem ser fontes úteis de dicas práticas e lugares a visitar.

4. Salvar dicas em coleções

Toda publicação que for útil, encontrada durante as buscas no Instagram, poderá ser mais bem-organizada se as adicionarmos a coleções temáticas.

Para salvar a publicação, basta dar um clique no ícone de bandeirinha no canto inferior da foto.

Para salvá-la numa coleção, bastará selecionar “Salvar na coleção”. Essa opção abrirá uma aba, na qual você poderá criar uma coleção temática, dedicada a viagens ou a um destino específico.

Assim, quando desejar consultar todos os itens interessantes de suas buscas, encontrará tudo concentrado em coleções específicas e organizadas, e não dispersas por perfis variados no Instagram.

5. Contornando problemas técnicos

Por mais universalizado que tenha se tornado o uso do Instagram, o app é bloqueado ou tem o uso restrito em alguns países. Essa particularidade pode causar turbulências na organização de uma viagem a uma terra estrangeira. Afinal, se for impossível sequer consultar as indicações de viagem, todo o planejamento pode ir por água abaixo.

Felizmente, é possível desbloquear o Instagram usando outros aplicativos, se necessário. Um tipo de programa capaz de fazer isso e que está disponível tanto para computadores convencionais quanto para celulares e tablets é uma VPN.

Uma VPN é uma rede privada virtual (do inglês, Virtual Private Network), que estabelece uma conexão privada e segura entre um cliente e o servidor da empresa que provê a VPN.

Além de codificar os dados trocados na internet, tornando a navegação mais segura contra hackers, esse tipo de programa consegue burlar limitações de acesso à rede por geolocalização. A conexão pode ser feita diretamente entre o dispositivo e um servidor situado em outro país, que não imponha censura ou restrições ao Instagram.

*artigo enviado por emarket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.