Apesar de pequena, essa é a terceira maior cidade da Austrália, além de capital do estado de Queensland. Com um clima quente durante o ano todo, o turista que vai para lá terá opções de sobra do que fazer, além de estar próximo a Golden Coast (aproximadamente 65km de distância). Portanto, por mais que a cidade não conte com praias paradisíacas, o viajante tem a chance de dar um pulinho no município vizinho e se esbaldar nas belezas naturais de lá.
Para começar o seu tour pela região, prepare tempo considerável para conhecer South Bank. Esse é um dos bairros mais tradicionais da cidade australiana, com 17 hectares de parques, restaurantes, galerias de arte, museus e cafés, além de ser o centro cultural do município. Portanto, atração é o que não falta por lá! Um dos pontos turísticos mais requisitados da área é a Streets Beach, uma praia artificial com vegetação subtropical, águas limpinhas e areias brancas. O melhor de tudo é que qualquer um pode usar o lugar gratuitamente, além de existir um trecho com parque aquático que é bastante frequentado por famílias e crianças.
Ainda em South Bank fica a Wheel of Brisbane, a roda-gigante da cidade, a GoMA (Gallery of Modern Art) e a Queensland Art Gallery. Se você é fã de artes e pontos icônicos, separe parte do dia para visitar esses locais já que eles realmente valem a pena!
Saindo do píer de South Bank acontece também um passeio de barco para o Lone Pine Koala Sanctuary. Para quem quer conhecer a fauna australiana, esse é um tour e tanto! Além de poder segurar coalas no colo, o viajante poderá alimentar cangurus e conhecer animais que não são comuns no Brasil, como o diabo da Tasmânia, espécies gigantes de morcegos e os ornitorrincos. Para aumentar o interesse pelo passeio, a navegação de volta pelo Rio Brisbane que acontece no final do dia garante uma lindíssima paisagem para os turistas que já ficaram deslumbrados com o tour pelo santuário ecológico!
Separe também um espaço na sua agenda para caminhar entre as atrações históricas do CBD (Central Business District), também conhecido como The City. Por lá, o turista poderá visitar a praça onde está a Prefeitura e o Museu de Brisbane. Com entrada gratuita, o viajante poderá fazer uma imersão à história local, além de admirar de perto a arquitetura dessa construção edificada no ano de 1930 no melhor estilo neoclássico. Por lá existe também a Torre do Relógio, com mais de 90 metros de altura, e também possibilidade de tour guiado. Se quiser fazer esse passeio, informe-se com antecedência, pois o número diário de pessoas que pode entrar na torre é limitado para não deteriorar o lugar.
Ainda no centro da cidade está localizada a Queen Street, uma rua fechada para carros. Formando um grande calçadão, o local proporciona ao turista não só lojas, cafés, bares e restaurantes, mas também a observação de alguns dos prédios mais históricos e tradicionais do município. Dê uma passada no Centro de Informações Turísticas de Brisbane, que está localizado em um antigo cinema e traz uma atmosfera bem marcante que merece atenção especial.
Não deixe também de visitar o cartão-postal da cidade, a Story Bridge. Essa ponte de aço é patrimônio nacional e garante nada menos do que vistas deslumbrantes para os turistas que a atravessam. É parada obrigatória para todo mundo! Há, inclusive, a possibilidade de escalar a ponte e encarar os seus 80 metros até o topo, mas nesse caso o viajante deverá fazer um agendamento prévio para ir acompanhado de um guia.