Capital do Maranhão, localizada no nordeste e vizinha da Amazônia, São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses, mas foram os portugueses quem deixaram sua herança colonial na arquitetura do centro histórico da cidade, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, é uma verdadeira viagem ao passado com mais de 4 mil construções históricas, embora verdade seja dita, a conservação de todo esse patrimônio deixa a desejar e precisa de uma restauração.
Mas problemas públicos a parte, vale a pena uma visita ao local, de preferência sem pressa para apreciar os casarões antigos revestidos por belos azulejos portugueses nas diversas ruelas e becos que dão vida ao centro de São Luís. Não deixe de conhecer o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, a Casa das Tulhas para comprar artesanatos típicos e comidas da região e o Teatro Arthur Azevedo. Evite fazer esse passeio as segundas-feiras quando muitos locais estão fechados.
Após explorar o centro histórico é hora de conhecer as praias da região que não são o principal atrativo de São Luís, mas que uma vez lá, é normal ter no mínimo a curiosidade de vê-las. Algumas praias costumam estar impróprias para banho então antes de entrar no mar é recomendado consultar a qualidade da água. Quem quiser somente caminhar pela praia, não há problema algum, muito pelo contrário, caminhar pelo calçadão ou pela areia da praia é um programa bem comum entre turistas e moradores. Há vários quiosques e restaurantes nos trechos de praias e no final do dia o movimento costuma ser grande.
São Luís também é a porta de entrada para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a aproximado 260 km da capital. São quilômetros de dunas e lagoas que mudam de cor entre os tons de verde e azul, tornando o cenário um dos mais bonitos do país. Uma mistura de areia e água formando uma paisagem única.
São Luís é conhecida como a capital do reggae então aproveite a viagem para dançar ao som do ritmo jamaicano na Jamaica Brasileira. A música está por toda parte e a Casa de Cultura é um dos locais para curtir um reggae maranhense.
As praias podem até não ser o forte de São Luís, mas isso não faz a mínima diferença porque a cidade reserva vários outros atrativos que vão muito além de um mar bonito.
Como chegar
São Luís é a capital do estado do Maranhão que fica no extremo noroeste da região nordeste do Brasil. São Luís é considerada porta de entrada para quem deseja conhecer um dos principais destinos turísticos do estado, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Três cias aéreas brasileiras voam para o destino: Azul, Gol e Latam, com frequência diária e sem conexões de algumas cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e algumas outras. O Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Hugo da Cunha Machado recebe voos diários de diversas cidades do Brasil e voos internacionais privados, sendo considerado um dos aeroportos mais importantes da região nordeste do Brasil. O aeroporto fica a cerca de 13 quilômetros do centro histórico, mais ou menos 20 minutos de carro, e a aproximadamente 18 quilômetros da região das praias, o que da por volta de 30 a 40 minutos de carro. Para sair do aeroporto você pode pegar um táxi que possui preço tabelado e é a opção mais cara e rápida, ou então pegar um ônibus que é a opção mais barata e demorada. Logo na frente do aeroporto há um ponto de ônibus. Informe-se antes com o hotel qual a linha de ônibus pegar, mas provavelmente você terá que pegar mais de um ônibus para chegar ao hotel, então tem que pensar bem se realmente vale a pena, principalmente para quem está em mais pessoas e pode dividir o valor do táxi.
São Luís também recebe ônibus diários de algumas cidades brasileiras. O Terminal Rodoviário de São Luís do Maranhão fica no bairro Santo Antônio e oferece os principais serviços turísticos como alimentação, farmácia, caixas eletrônicos, estacionamentos, entre outros.
Para quem vem de carro de outras cidades, São Luís está localizada em uma ilha, tendo um único acesso que é feito pela BR-135.
Vida noturna
Conhecida como a Jamaica Brasileira, o ritmo predominante em São Luís do Maranhão não poderia deixar de ser o reggae. Seja nas barracas de praia, nos bares ou nas casas noturnas, a música sempre está presente animando a noite de turistas e moradores. Claro que sendo uma grande cidade e turística, você também encontra outros ritmos musicais, principalmente na região do centro histórico, nos bares e restaurantes instalados em antigos casarões. Mas para quem quer aproveitar que está na terra do reggae maranhense, vá até o Bar do Nelson. Localizado na Praia do Calhau, funciona toda quinta e sábado à noite.
E é na movimentada Avenida dos Holandeses, que liga o Farol de São Marcos até a Lagoa da Jansen que muitos restaurantes descolados e bares charmosos estão instalados. Tem de tudo um pouco, restaurantes tradicionais, pizzarias, restaurantes italianos, hamburguerias e muitos outros. No centro histórico também há outras opções, sendo que muitos estabelecimentos foram construídos em antigos casarões. E por último, a Praia do Calhau igualmente oferece algumas opções de bares e restaurantes.
Para quem gosta de aproveitar a viagem para participar de festas típicas, nos meses de junho e julho ocorre a Festa do Bumba Meu Boi, principal festa popular do Maranhão, que seria como uma festa junina, porém muito diferente das festas juninas tradicionais do restante do Brasil. Durante o período da festa, diversos grupos folclóricos se apresentam transformando as ruas de São Luís em um enorme palco. As festas e apresentações se espalham pela cidade toda, mas no centro sempre tem alguma apresentação acontecendo. O festival inclui apresentações de danças e ritmos tradicionais do estado. Essa é mais uma maneira de aproveitar não só a vida noturna de São Luís, como também de conhecer mais sobre a cultura do estado.