Guia Nova York

Um dos lugares mais visitados por brasileiros no mundo, Nova York é a cidade que nunca dorme. Por isso mesmo, suas atrações parecem incluir passeios a qualquer hora do dia ou da noite. As avenidas iluminadas, o imaginário desta metrópole cosmopolita e até mesmo o preço mais do que convidativo dos seus muitos outlets fazem com que a visita agrade dez entre dez viajantes.

A cidade mais populosa dos Estados Unidos e também uma das mais populosas do mundo recebe em torno de 50 milhões de visitantes por ano, que se somam aos seus mais de 8 milhões de habitantes. Com tanta gente reunida em um mesmo espaço, opções não faltam para conhecer o melhor de Nova York.

A modernidade expressa pelos arranha-céus convive em harmonia com incríveis parques e ambas servem como cenário para uma vida cultural animada e diversa. Passear pelo Queens, Brooklyn, Manhattan e conhecer aquela cidade que tanto vemos nos filmes é uma oportunidade que promete encher os olhos de qualquer viajante.

Entre os principais passeios por Nova York estão a visita à Estátua da Liberdade, ao Empire State Building, ao Central Park ou os muitos tipos de city tours que encantam a todos. Nós falamos um pouco sobre cada um destes programas abaixo.

Estátua da Liberdade - Um dos principais cartões postais do mundo e símbolo dos Estados Unidos, o monumento foi inaugurado em 28 de outubro de 1886, em comemoração ao centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos, celebrado 10 anos antes. Com 93 metros de altura, a estátua foi um presente da França para o país e representa a esperança dos imigrantes que chegavam ao local acreditando em uma mudança de vida.

Empire State Building - Localizado no centro de Manhattan, o edifício em estilo art déco conta com 102 andares e permaneceu sendo o mais alto do mundo por quase 40 anos. Sustentou o título desde sua construção, em 1931, até o final de 1970, quando a Torre Norte do complexo original do World Trade Center foi construída, arrebatando-o. Hoje, o recorde pertence ao edifício Burj Khalifa, nos Emirados Árabes, com seus mais de 800 metros de altura. O Empire State Building fica localizado na esquina da 5ª avenida com a rua 34 e seu nome remete ao apelido do estado de Nova York, considerado o carro chefe da nação quando a construção foi erguida.

One World Observatory - Construído no local onde ficava parte do antigo World Trade Center, o One World Trade Center é considerado atualmente como o edifício mais alto dos Estados Unidos. Graças a isso, ele oferece uma das melhores vistas da cidade no mirante One World Observatory, inaugurado em maio de 2015 nos andares 100, 101 e 102 da construção. Para chegar lá em cima, um elevador de alta velocidade faz o percurso em menos de 60 segundos. O observatório permite ver a cidade de uma maneira única, com uma visibilidade que chega a 80 km.

City tour - Reservar um passeio guiado por Nova York é uma boa maneira de conhecer os principais pontos turísticos da Big Apple em pouco tempo. Com duração de cerca de 4 horas, eles incluem vistas panorâmicas de Manhattan passando pelas principais atrações da região, incluindo a Quinta Avenida, o Empire State Building, Soho, Chinatown e também o famoso Central Park, é claro. Normalmente, a atividade irá incluir ainda uma parada em Battery Park, um ótimo ponto para observar - e fotografar! - a Estátua da Liberdade.

Voo de helicóptero - Quem dispõe de menos tempo e mais dinheiro, pode optar por ver a região do alto, fazendo um tour de helicóptero. Em menos de 15 minutos, os viajantes poderão ver de perto as principais atrações da cidade. Tenha em conta apenas que o voo pode precisar ser remarcado caso as condições climáticas não sejam favoráveis.

Passeio de barco - Se a sua ideia é ver Nova York sob outro ângulo, uma possibilidade de fazer isso é realizando um tour de barco pelo rio Hudson. As excursões do gênero ocorrem geralmente à noite, com jantar servido a bordo, e costumam ter duração de cerca de três horas. A oportunidade é perfeita para observar a iluminação das ruas e seus principais pontos turísticos enquanto desfruta de uma deliciosa refeição.

Central Park - O Central Park é parte indispensável de qualquer roteiro por Nova York. Principal área verde e também um dos mais belos cartões postais da cidade, com uma área de mais de três milhões de metros quadrados. Cenário de diversos filmes, a região é repleta de locais históricos, incríveis jardins e obras de arte. Uma boa dica para não perder nada durante a sua visita ao parque é reservar um passeio guiado pelo espaço. Durante a oportunidade, os visitantes podem conhecer a alameda do Central Park Mall, apreciar a vista dos edifícios históricos do Upper West Side, e visitar o memorial erguido em homenagem a John Lennon, conhecido como “Strawberry Fields” (uma referência à famosa canção dos Beatles).

Soho, Little Italy e Chinatown - Fazer um passeio para conhecer alguns dos principais bairros nova-iorquinos é uma daquelas experiências indescritíveis que farão com que qualquer viajante volte para casa se sentindo como um local. Além de explorar a história da imigração italiana e chinesa, um tour pelos bairros localizados na parte sul de Manhattan também permite conhecer mais das tradicionais construções de ferro do final do século XIX, muitas delas localizadas no Soho.

Memorial 11 de Setembro - Inaugurado em 2011, o espaço relembra as cerca de três mil vítimas do atentado que marcou a história do país e promete ser um passeio intenso para quem visita os Estados Unidos.