Não é por acaso que os Estados Unidos se tornaram quase um sinônimo de road trip. O país combina muito bem com um roteiro sobre rodas e é quase impensável não alugar um carro em Miami, por exemplo. Sabe aqueles destinos perfeitos para circular motorizado? É esse mesmo!
Dá para fazer a viagem sem carro? Sim, mas dispor de um veículo irá tornar tudo mais fácil. Dito isso, é importante saber que é possível curtir Miami Beach a pé, mas para sair da região... O transporte público na cidade não é eficiente, táxis são difíceis de abordar nas ruas (só chamando), as distâncias entre um ponto e outro são grandes e o aluguel de um automóvel costuma ser baratinho diante do conforto que proporciona.
Além disso, as estradas da Flórida são bem conservadas e sinalizadas, e não será difícil encontrar vagas de estacionamento por lá. Quase todas as ruas possuem parquímetros e algumas máquinas ainda aceitam dinheiro, mas a maior parte precisa ser paga com cartão. Infelizmente, os preços não são baratos - é o custo que se paga pela comodidade de conhecer o destino de carro. Apesar disso, a maior parte das atrações e restaurantes oferece estacionamento gratuito, embora muitas hospedagens cobrem pela vaga.
Uma coisa importante para circular em Miami e pela Flórida em geral é entender como funciona o sistema de pedágio. A maioria dos veículos já virá equipado com o sistema “Sun Pass”, semelhante ao “Sem Parar” que temos aqui no Brasil. Em muitos locais, não será necessário passar por filas especiais, pois a própria rodovia já irá dispor de um dispositivo que registra a cobrança do pedágio automaticamente. Em alguns casos, no entanto, é necessário se dirigir a uma cancela específica para carros com o Sun Pass (é o que acontece no estacionamento do aeroporto, por exemplo). As tarifas são cobradas diretamente no cartão de crédito registrado na locadora no momento de retirada do automóvel. Quer coisa mais simples do que isso?