Guia Istambul

Localizada entre a Europa e a Ásia, a cidade de Istambul é enorme e bastante cosmopolita. Por isso mesmo, não será fácil desvendar todas as suas belezas em poucos dias.

Uma boa dica de passeio em Istambul é começar conhecendo o bairro histórico  Sultanahmet, onde estão localizados muitos pontos turísticos. Não deixe de visitar a Mesquita Azul, também conhecida como Mesquita do Sultão Ahmed, construída em estilo clássico otomano e repleta de lindos azulejos e vitrais azuis. Em frente a ela fica a Basílica de Santa Sofia, ou apenas Hagia Sophia, construída no século seis para ser a catedral de Constantinopla. Desde 1931, a construção funciona como um museu onde é possível conhecer mais sobre a história de Istambul e deste incrível edifício.

Outras atrações imperdíveis são o Palácio de Topkapi, o Hipódromo de Istambul, o palácio subterrâneo da Cisterna da Basílica, o Grand Bazar e o incrível Palácio de Dolmabahçe.

Se dispuser de pouco tempo na cidade, pode ser essencial comprar um passeio que leve você a conhecer todas essas atrações em um mesmo dia, garantindo assim que você não deixe passar nada durante a visita. Depois, com mais tempo, é possível revisitar os lugares dos quais mais gostou.

Aqueles mais interessados na cultura e tradição da região, podem reservar tours para ver um show de semazens, também conhecidos como dervixes giratórios. Estima-se que a cerimônia de dança date de 800 anos atrás, sendo considerada Patrimônio Imaterial da Unesco.

Se sobrar algum tempo, invista em uma excursão com cruzeiro pelo Estreito de Bósforo, que divide a cidade em dois continentes. É possível encontrar passeios com diferentes preços - e certamente um deles vai caber no seu orçamento de viagem.  Além de ser uma experiência única, você ainda irá desfrutar da vista da cidade da água, em que os palácios e muros de Constantinopla adquirem uma aparência ainda mais especial!