Pesquise e compre sua passagem para Istambul

Aeroporto em Istambul

O Aeroporto de Istambul Ataturk (IST) é o maior aeroporto da Turquia e a principal porta de entrada para a cidade mais representativa do país. Com movimento anual superior a 63 milhões de passageiros, o hub aéreo está localizado no lado europeu da cidade, a cerca de 28km do centro. Operando voos domésticos e internacionais, o complexo aeroportuário conta com dois terminais de passageiros que se conectam por uma passarela. Apresenta ainda um terceiro terminal de carga, tornando-se representativo também nesse quesito. Em 2007, foi considerado o 30º aeroporto do mundo com mais tráfego internacional de volumes.

O IST tem ainda funcionamento 24 horas e é operado pela TAV desde o ano de 2000. Com isso, o Ataturk se tornou o projeto de privatização com mais dinheiro de investimento na Turquia. O local conta ainda com bancos, caixas automáticos, casas de câmbio, correios, salas VIP, acesso gratuito ao wi-fi (por duas horas), centro de negócios com duas salas de conferência, farmácias, clínicas médicas, salas de oração, cabelereiros, salões de beleza, agências de viagens e cadeiras de massagens. Além disso, o complexo aeroportuário disponibiliza cafeterias, confeitarias, restaurantes, free shops, livrarias e lojas de compras dos mais variados segmentos.

Para sair do IST rumo ao centro da cidade, uma das formas mais populares são os táxis. A empresa que opera no aeroporto é a Ataturk Airport Taxi, que disponibiliza carros em ambos os terminais de passageiros durante as 24 horas do dia. O tempo de viagem é 30 minutos, enquanto os valores não são muito baratinhos. Outra solução são os transfers, carros alugados para um grupo de pessoas. Com valores muitas vezes mais interessantes que os táxis, eles podem ser uma alternativa interessante (a viagem custa em torno de 25 euros). É possível também pegar vans compartilhadas / shuttles por um valor de 5 dólares por pessoa e cerca de 1h30 de percurso.

Já o Aeroporto Internacional Sabiha Gokçen (SAW) fica na parte asiática de Istambul. É o mais utilizado pelas companhias low cost e, portanto, uma opção para os viajantes que já se encontram na Europa e pretendem conhecer a Turquia. Projetado para desafogar o Ataturk, o local já transporta hoje mais de 31 milhões de passageiros por ano. Situado a 45km do centro, o local conta com um terminal de passageiros que também funciona 24 horas por dia. Por se tratar de um hub aéreo mais distante, os meios de transporte até a região central são mais tradicionais. Uma corrida de táxi sai aproximadamente 100 liras, enquanto um shuttle custa 13 liras. O transfer também é uma opção interessante e tem valor similar ao do táxi.