A comida de rua atrai turistas ao exibir as cores e espalhar os aromas da gastronomia local. Multicultural e diversa, as receitas incluem ingredientes como amêndoas, iogurte, nozes, pistache, frutas secas, pepino, carnes, frutos do mar e especiarias.
Entre os pratos exóticos, vale provar o melão recheado arroz, ervas e carne moída assada ao forno. Se preferir ir pelas opções mais conhecidas, o barato döner kebab não decepciona, composto por carne de cordeiro assada no espeto, acompanhada por pimentões, pão sírio, molho de tomate e iogurte.
Os doces tracionais e com ar sofisticado também não decepcionam. Não deixe de provar o Baklava, massa folhada coberta com calda de açúcar, água de rosas e pistache moído.
Na hora de beber, a tradição é marcada pelo chá de maçã e o café, moído e muito concentrado. Não vale mexe-lo e sim esperar a borra de café se formar no fundo do copo, para fazer uma leitura da imagem que se forma. A bebida nacional turca é o chamado "leite de leão" ou raki, licor de uva com sabor de anis.