Istambul não é dessas cidades indicadas para alugar um carro. Assim como toda grande cidade, o trânsito é bem carregado e fica um pouco pior em horários de rush. Em Istambul, o trânsito é ainda mais confuso para um turista, principalmente na região central que é onde estão as principais atrações turísticas. E as atrações turísticas ficam tão próximas que a melhor maneira de circular entre elas é mesmo caminhando, principalmente se a temperatura estiver agradável.
Táxi em Istambul não é caro, porém é recomendado pegar táxis somente nos pontos autorizados e conferir se o taxímetro foi ligado ao iniciar a corrida. Para os ônibus, as passagens devem ser compradas antes do embarque nas máquinas dispostas em algumas estações pela cidade. O funicular faz o transporte de passageiros na parte antiga da cidade e as passagens também devem ser adquiridas com antecedência. E os bondinhos elétricos que costumam sempre estar cheios, também te levam até as principais atrações turísticas.
É comum ouvir comentários de quem já alugou carro na Turquia, sobre como os turcos dirigem mal, o que na verdade significa dirigir sem respeitar pedestres, pode ser que você veja motoristas que não respeitam o sinal vermelho, motoristas que esquecem de dar seta, e por aí vai. Mas talvez para muitos brasileiros, isso não seria algo tão diferente da nossa realidade por aqui. Só não vale esperar que os turcos dirijam como os americanos ou os alemães por exemplo, então vá preparado para dirigir em um lugar que muitas vezes lembra o Brasil, nesse assunto, claro.
E em Istambul, só compensaria alugar um carro caso o objetivo seja viajar pelo restante do país porque dentro da cidade não é necessário ter um carro. Pra quem for viajar pelo restante do país, a qualidade das estradas na Turquia é boa (não excelente, boa apenas) e elas são razoavelmente sinalizadas. Os limites de velocidade são respeitados, o que já não acontece com os pedestres. Os pedágios são totalmente automáticos, sem nenhum funcionário para receber dinheiro, então é necessário adquirir um vale-pedágio que pode ser encontrado em postos de gasolina.
Por último, não esqueça de verificar com o hotel escolhido se há estacionamento e se o valor do estacionamento está incluído ou não na diária. Caso o hotel não possua estacionamento, verifique se há algum local próximo para estacionar o carro, e não deixe o carro passar a noite na rua.