A ilha tailandesa de Phuket é enorme, então a ideia de ter um carro disponível durante a sua estadia por lá é bastante tentadora, certo? Bem, em partes. O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é que no país é praticada a mão inglesa, com motoristas no lado direito (o oposto do que acontece no Brasil). Esse fato por si só é bastante desafiador, tornando inviável alugar um carro para um ou dois dias (afinal, você precisará de um tempo de prática para se acostumar a isso!).
Outro ponto que não pode ser ignorado refere-se à maneira louca e caótica que os tailandeses dirigem, transformando o seu desafio no trânsito ainda maior. Para completar, a ilha está recheada de motoristas de scooters – muitos deles turistas, que também não estão acostumados com as motos. A junção desses três pontos já deixaria qualquer um de cabelos em pé, mas as dificuldades não param por aí. As placas são escritas em tailandês, então já ponha na sua cabeça que será impossível decifrá-las!
Por esses motivos, a maioria dos turistas opta por não alugar carros. Mas, como foi dito lá em cima, Phuket é uma ilha grande e a mais cara da Tailândia. Isso quer dizer que os transportes locais, como tuk tuks e táxis, são bastante salgados. Muitas vezes alugar um carro sairá o mesmo valor de usar esses meios de locomoção, além de permitir que você conheça mais lugares. Se você não é medroso e gosta de uma boa dose de adrenalina, ter um veículo durante sua estadia pode valer à pena (especialmente se você ficará períodos mais longos no local).
Nesse caso, tome algumas providências. Alugue um automóvel em uma locadora de confiança e tenha sempre o número de telefone deles em seu celular. Não abra mão de fazer um seguro completo, seja para o carro, seja para os ocupantes do veículo. Tenha a PID (Permissão Internacional para Dirigir), pois muitos dos seguros só valem se você tiver esse documento. E por último, mas não menos importante: sempre dirija com muita atenção, levando em consideração o que você enxerga, mas também o inesperado. O trânsito da Tailândia costuma ser bastante cruel, especialmente para os turistas não habituados a ele (os acidentes de carro são hoje a principal causa de morte de viajantes no país).