Por ser uma ilha, Punta Cana é pequenina e fácil de se locomover. Os ônibus são um tanto quanto demorados e os táxis tem custo razoável, se for levar em conta o tempo que se perde aguardando o transporte público. Há ainda a possibilidade de alugar um carro e circular livremente pelo território, mas não é algo necessário.
Turística, possui mais de 40 hotéis, entre grandes redes e resorts, que unem conforto e conveniência aos hóspedes, que sequer precisam sair de seus complexos. Piscinas, bares, restaurantes com tudo incluso, spas, casas de show e outras atividades os distraem nas áreas particulares.
Não há muitas atrações turísticas, mas quem gosta de explorar a região pode recorrer a alguns tours de barco, que vão para outras ilhas, como a bela Saona, ou ir até a capital da República Dominicada, Santo Domingo, conhecer mais e melhor a cultural local.
Como qualquer outra ilha caribenha, os esportes aquáticos dominam as praias de águas cristalinas, como snorkeling, mergulho, windsurf, kitesurf e muitos outros, oferecidos por agências especializadas. Dentro dos hotéis, a administração certamente pode verificar tais serviços aos hóspedes, deixando tudo ainda mais fácil.
Com cerca de 10 praias, cada uma tem seu estilo, com mar pouco ou muito agitado, mas a água está sempre morna e cristalina, mesmo as que abrigam hotéis. Visite Cabeza de Toro caso queira algo parecido com uma piscina natural, ou Los Corales, onde fica o pequeno centro de Punta Cana, com alguns comércios. Em Macao, as ondas fortes são propícias para as aulas de surfe.
Para quem viaja com crianças, há ainda o Manatí Park como opção de entretenimento, onde acontecem apresentações com animais treinados, como golfinhos e cavalos. Para os adultos, a noite fica animada dentro dos próprios hotéis, que tem festas, cassinos, baladas e apresentações musicais ou recorrem a Imagine, uma inusitada boate dentro de uma caverna.
As compras também não são o forte da região, mas há bons preços em grandes marcas no Shopping Palma Real e itens artesanais podem ser encontrados no Plaza Bibijagua. Não se esqueça que no aeroporto há o Freeshop, sem taxas.