A capital do Peru tornou-se há alguns anos também a capital gastronômica da América do Sul. A posição geográfica e a variedade de clima do país contribuem e muito para a criação de diversos produtos como por exemplo batata, milho e quinoa, além de ter também ao lado o mar do Pacífico, riquíssimo em frutos do mar.
Mas foi Gastón Acurio, o chef mais famoso do país, considerado embaixador da gastronomia peruana que ajudou o país a estar entre os tops gastronômicos mundiais e ganhar 5 vezes consecutivas o prêmio de melhor destino gastronômico do mundo, o World Travel Award.
E é em Lima que fica o renomado restaurante, todos os anos na lista entre os melhores do mundo (eleição da revista britânica Restaurant), Astrid & Gastón, que é claro pertence ao chef Gastón Acurio. É um restaurante que exige uma certa folga financeira para ir, mas não é todos os dias que se come em um dos melhores restaurantes do mundo.
Outros restaurantes recomendados na capital peruana são: Tanta, que mais uma vez pertence ao chef Gastón Acurio, porém é uma opção bem mais em conta, o restaurante Central, também entre os melhores do mundo e para frutos do mar, o La Mar Cebichería que abre somente para almoço.
Também é possível provar ingredientes peruanos visitando os mercados de rua, como por exemplo o Mercado de Surquillo e o Mercado Central, onde há diversos produtos in natura como frutas e legumes para provar e comprar.
Fazer uma aula de gastronomia é uma opção de passeio que está muito na moda hoje em dia, mesmo para quem não tem habilidade na cozinha. Durante o passeio o aluno conhece restaurantes, mercados de comida e aprende mais sobre a gastronomia peruana. É recomendado agendar com antecedência para garantir vaga.
Alguns pratos peruanos bem tradicionais são: Ceviche, muito conhecido aqui no Brasil, é feito com peixe cozido no limão, cebola, coentro, batata doce e milho; Lomo Saltado, mais comum para nós, é um prato feito com carnes cortadas em finas tiras, servidas com batatas ou arroz, Pollo a la Brasa, frango temperado com especiarias peruanas e acompanha batatas, muitos pratos à base de frutos do mar, entre várias outras opções.
Além das comidas típicas, algumas bebidas peruanas são bem famosas como essas: o refrigerante Inka Kola, conhecida como a coca-cola peruana, é um refrigerante amarelado, com gosto um pouco diferente, mas vale a pena experimentar, Pisco Sour, a caipirinha peruana é o drinque mais famosos do país, este é para quem quer provar algo mais forte porque contém clara de ovo, pimenta, limão, açúcar, gelo, e o próprio pisco, que é uma água ardente derivada da uva e a Chicha Morada, um suco feito do milho de cor roxa e especiarias como cravo e canela, servido frio, é bom para matar a sede. O refresco é tão popular no país que existem até versões vendidas em sucos de saquinhos em pó.
Todo mês de setembro, em Lima, acontece a Feira Gastronômica Mistura, para promover a cozinha peruana ao redor do mundo, essa é a mais importante feira gastronômica da América Latina. Na feira há desde produtores agrícolas até chefs internacionais, além de muita comida boa!
Como toda grande cidade, em Lima há diversas opções de restaurantes, para todos os gostos e bolsos, desde os mais tradicionais com cardápio incluindo os pratos típicos citados acima e também restaurantes renomados e conhecidos internacionalmente, mas seja qual for a escolha do restaurante será garantia de uma refeição saborosa!