Em Cusco, as estações do ano são diferentes da maioria dos lugares onde há 4 estações definidas: primavera, verão, outono e inverno. Lá, há apenas 2 por ano: a seca e a chuvosa. A estação seca vai normalmente de abril a outubro, e a chuvosa que vai de novembro a março, lembrando que hoje em dia o clima está mudando cada vez mais, então pode ser que você viaje em uma época de chuva e encontre seca, viaje em uma época de seca e pegue dias de chuva, assim é atualmente e isso vale para qualquer parte do mundo.
Como Cusco é uma cidade alta, é comum fazer frio principalmente à noite, então não importa a época que visite a cidade, no mínimo um casaco de frio sempre deve estar na mala. Uma capa de chuva não ocupa muito espaço e também pode ajudar bastante.
Quem puder visitar Cusco em junho, especificamente dia 24, poderá conhecer uma celebração devido ao início do Novo Ano do Sol, ou Festival Inca do Sol. Independente do nome, é uma grande festa que ocorre na cidade e inclui danças e músicas típicas, além de ter a oportunidade de conhecer melhor as tradições incas. O mesmo vale para o feriado de Corpus Christi que é comemorado em todo país, como é o caso do Brasil também, mas esse feriado não tem uma data fixa, então caso alguém se interesse em visitar a cidade neste período, há que consultar o calendário antes de comprar a passagem. Muitos dizem que em Cusco é a melhor festa de Corpus Christi do país, há desfiles e costumes religiosos misturados com a história e tradições locais. É uma festa religiosa, alegre, colorida e bonita de se ver. Seja qual festa escolherem ir, não viajem sem reserva de hotel.
Como em todo lugar, no período de alta temporada que é a estação seca, as tarifas dos hotéis sobem e a cidade fica cheia, na baixa temporada os preços caem e a cidade fica mais vazia, que coincide com a estação chuvosa