Pesquise e compre sua passagem para Cusco

Aeroporto em Cusco

O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete (CUZ), ou Aeroporto de Cusco, recebe voos de diversas regiões do Peru, bem como algumas rotas internacionais. Apesar disso, não é possível encontrar passagens para Cusco em voos diretos com saída do Brasil, o que faz com que os viajantes brasileiros precisem realizar ao menos uma escala até chegar à cidade.

Em funcionamento desde julho de 1967, o aeroporto teve seu nome em homenagem ao piloto peruano Alejandro Velasco Astete, considerado a primeira pessoa a cruzar os Andes voando. A façanha foi realizada durante um voo de Lima a Cusco, em 1925. Infelizmente, o piloto viria a falecer no mesmo ano, vítima de um acidente aéreo.

Quanto à estrutura, o aeroporto de Cusco oferece diversas lojas de artesanato, que podem ser interessantes para aqueles viajantes que deixaram para comprar lembranças do país na última hora. O espaço também dispõe de estacionamento próprio, cafés, livrarias, hotéis e escritórios de companhias aéreas como LATAM, Avianca e Peruvian. As operações vão das 5h às 20h.

Embora seja pequeno, o aeroporto recebe vôos de diversas companhias. Destacam-se aqueles operados pelas empresas LATAM e Avianca. As duas são as preferidas dos brasileiros na hora de comprar passagens para Cusco, por oferecerem voos com apenas uma escala em Lima. De São Paulo, Porto Alegre ou do Rio de Janeiro, por exemplo, a viagem até o destino terá uma duração média de cerca de 9 a 11 horas, incluindo o tempo gasto em conexão.

Ao voar para o Peru, é importante observar as regras do país. Na chegada a Lima, os viajantes precisarão realizar o desembarque na área internacional e fazer um novo check-in na área de voos domésticos do Aeroporto de Lima. Normalmente, será necessário retirar as malas e despachá-las de novo durante esta conexão. Já em Cusco, as bagagens são entregues em uma área de acesso público - portanto, a atenção deve ser redobrada.

Como sair do Aeroporto de Cusco

Uma das vantagens de aterrissar no Aeroporto de Cusco é sua proximidade com o centro da cidade. Graças a isso, os táxis são uma boa opção para sair do local e ir até a sua hospedagem. Antes de embarcar no veículo, no entanto, não se esqueça de combinar o valor da corrida com o motorista, pois os táxis peruanos não usam taxímetro. Com essa medida simples, você evita ter que pagar um valor acima do praticado. Outra opção é contratar uma empresa que realiza traslado na cidade para buscar você no aeroporto.