- América do Sul
- Peru
- Cusco
- Onde ficar em Cusco
Cusco é uma cidade pequena e sendo assim, diferente de uma metrópole, não há tantas opções de regiões para se hospedar. Em resumo há apenas 2: Plaza de Armas ou o bairro de San Blás.
Em Cusco muitos hotéis são antigas casas coloniais que foram transformadas em hotéis, além de terem muita história, eles são puro charme. Mesmo os hotéis de grandes redes, foram construídos em casas da época colonial, antigos conventos ou vilas. Se hospedar nesses hotéis é ter a oportunidade de voltar ao passado. Na cidade há hospedagem como albergues e hotéis de luxo, dos mais variados valores. Principalmente no período de alta temporada e em datas festivas, é bom viajar com reserva de hotel. Para quem gosta e pode pagar por luxo algumas opções são: Hotel Monastério, Marriot El Convento e Casa Cartagena Boutique Hotel. Já para quem procura uma hospedagem um pouco mais econômica, porém boa também, as opções são: Casa Andina Cusco Plaza, Casa San Blas Boutique Hotel ou Tierra Viva Cusco Plaza Hotel.
A cidade é bem segura, mas como qualquer outra cidade turística, existem os batedores de carteira, então um pouco de cuidado nunca é demais.
- Plaza de Armas
É bem comum que quem viaja a Cusco queira se hospedar na região central da cidade que é próximo a Plaza de Armas, porque é ali onde acontece quase tudo e no mínimo fica mais fácil se locomover e conhecer os principais pontos turísticos. Com certeza quem escolhe um hotel por aqui não se arrepende da localização, afinal é o centro da cidade para quem gosta de agito e muvuca. Em geral, quanto mais próximo a Plaza de Armas, mais caro pode ser o hotel.
- San Blás
Este é outro bairro de Cusco, não muito conhecido, que também pode agradar muita gente. Famoso por ser o bairro artístico e boêmio da cidade, fica um pouco mais afastado da Plaza de Armas e é um bairro com ladeiras e ruas estreitas. Vale lembrar que a cidade já é alta, então quando escolher um hotel, independente da localização, talvez seja prudente verificar se a rua é de ladeira ou não. Mas em San Blás há muito comércio, lojas vendendo souvenir de viagens e outras vendendo objetos mais artesanais como pintura em quadros e peças trabalhadas na madeira. Por isso o bairro é conhecido como bairro dos artistas. Não há tantos hotéis como no centro da cidade, mas para quem quer fugir da região mais turística e do agito, é uma boa opção.