Extremamente turística, a cidade peruana garante uma série de opções para quem quer desbravar a região. Excursões, guias particulares e taxistas são algumas das mais comuns. Para visitar Machu Pichu há também a possibilidade de utilizar trens que garantem diferentes tipos de experiência (dependendo da opção de luxo escolhida). Mas e os carros? Bem, apesar de não serem imprescindíveis, eles ajudam bastante a vida daqueles que pretendem conhecer os arredores da região. É uma forma de economizar e garantir mais flexibilidade à sua viagem, mesmo que existam outras formas de fazer exatamente as mesmas coisas.
Como é possível de se imaginar, o Peru não é igual a Alemanha quando o assunto é road trip. As estradas são mais precárias e a sinalização é bastante falha. Além disso, os GPS podem falhar em áreas mais afastadas, o que acaba por gerar a sensação de insegurança no turista. De qualquer forma, Cusco aparece como uma cidade onde o trânsito é bem normal. Dizemos isso porque em outros pontos do país, como Lima, o tráfego de veículos é totalmente caótico, inviabilizando ainda mais essa opção.
Portanto, se você colocar na ponta do lápis e ver que vale a pena ter um carro por lá, Cusco talvez seja um dos melhores municípios do Peru a fazê-lo. Para alugar um automóvel só é necessário apresentar a cédula de identidade (RG) ou passaporte válido, a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um cartão de crédito no nome do motorista responsável pela reserva. Feito isso e superados os desafios automobilísticos inerentes do país, você terá a chance de desfrutar a belíssima região de Cusco de uma maneira que poucos turistas se dão ao luxo.
Um dos passeios mais indicados para se fazer de carro é a visita ao Valle Sagrado. A região, que fica às margens do Rio Urubamba, era a antiga capital do Império Inca. Situada ao norte de Cusco, a área compreende sítios arqueológicos a céu aberto que ficam espalhados pelas cidades de Pisac, Chinchero e Ollantaytambo, tendo como pontos altos o sítio arqueológico de Morai e as Salinas de Mara. Situadas entre 100km e 150km de Cusco (e aproximadamente 30km entre si), as cidades do Valle Sagrado podem ser perfeitamente desbravadas por aqueles que fizeram o aluguel de um carro. Aliás, essa é a razão principal pela qual muitos turistas cogitam contar com um veículo quando chegam a Cusco. Vale dizer que essa é uma opção barata e, se você estiver em grupo, os valores ficam ainda mais simbólicos.