Vale a pena alugar um carro na capital norueguesa? Essa é uma pergunta que só poderá ser respondida quando o turista definir o perfil da viagem. Se a ideia é conhecer a Escandinávia como um todo, mas não tem tempo elástico nos países que compõem a região, o aluguel de um automóvel pode ser desnecessário. Porém, se você pretende conhecer a Noruega mais a fundo, embrenhando-se pelas belíssimas estradas locais, um veículo facilitará bastante a sua vida por lá.
Para quem não sabe, a Noruega é o país mais longo da Europa e facilmente os turistas subestimam as distâncias a serem percorridas de um lado a outro da nação. Para se ter uma ideia, é possível gastar mais de 30 horas ao volante do sul ao norte do país. Portanto, tenha isso em vista quando for organizar a sua road trip. Outro ponto de atenção é que a Noruega é um dos países mais caros da Europa, e isso se reflete nos preços dos combustíveis e pedágios. Se não quiser ser pego de surpresa, faça as contas antes de optar por esse modelo de viagem para não se arrepender depois.
Agora se você já está com todas as informações atualizadas, é hora de alugar um carro, procedimento que não requer nenhum documento adicional. É possível dirigir por lá utilizando apenas a CNH brasileira (Carteira Nacional de Habilitação) ou, então, a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Porém, atente-se que apenas motoristas com idade superior a 21 anos (e com mais de 1 ano de habilitação) poderão realizar o procedimento. Para quem apresenta até 25 anos, uma taxa extra deverá ser cobrada, pois as locadoras consideram o condutor jovem e, portanto, mais suscetível a acidentes.
A velocidade padrão da Noruega gira em torno dos 80km/h, mas é bom ficar de olho nas placas para não se exceder e levar uma multa (que, como pode imaginar, também será bem salgada). Em áreas urbanas, o seu velocímetro não poderá passar os 50km/h, enquanto em rodovias você poderá chegar até 110km/h. Lembre-se também de manter os faróis acesos em todo e qualquer momento, já que essa é uma norma do país – e isso vale até mesmo para os dias de verão que nunca escurecem! A Noruega também não é nada tolerante com motoristas embriagados, tendo um dos controles mais rígidos do mundo. Para se ter uma ideia, até mesmo remédios devem ser evitados pelo motorista, sendo eles identificados com um triângulo vermelho na caixa.