Você realmente gosta de dirigir? É bom se perguntar isso caso esteja pensando a respeito de alugar um carro na Cidade do México. Com mais de 8 milhões de habitantes e uma área metropolitana que abriga cerca de 20 milhões de pessoas, dirigir na capital mexicana é um verdadeiro desafio. Portanto, é bom ter uma razão bem definida para andar motorizado pelo destino.
Em lugares mais afastados do centro, dirigir se torna viável. Entretanto, o transporte público da Cidade do México é eficiente e muito barato, sendo uma ótima alternativa aos viajantes. Em compensação, os engarrafamentos são frequentes na área central e podem fazer você gastar muito mais tempo do que havia planejado inicialmente para um itinerário.
Apesar disso, as regras de trânsito não diferem muito das encontradas no Brasil. A principal peculiaridade é que as revistas policiais são frequentes em estradas, mas apenas por uma questão de segurança. Graças a isso, uma boa ideia é usar um carro alugado para se locomover pelo país, visto que muitas linhas aéreas não conectam destinos menores entre si e o tráfego aéreo é centralizado na capital.
Dessa forma, se quiser explorar mais das paisagens mexicanas, o carro pode ser um ótimo aliado. No entanto, é importante ficar atento às distâncias: cerca de 1.600 km separam a Cidade do México de Cancún, por exemplo, somando quase 20 horas de estrada. Portanto, a dica é dar preferência ao transporte rodoviário apenas se for fazer mais paradas ao longo do caminho.
Quanto aos detalhes do aluguel, pode ficar tranquilo. A Permissão Internacional para Dirigir (PID) não precisa ser apresentada para a retirada do veículo no México, basta levar consigo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte usado para ingressar no país e um cartão de crédito internacional a nome do motorista, que será usado para o bloqueio do caução.