Pensando em alugar um carro em Tóquio?

Pesquise e reserve seu carro em Tóquio:

Categoria Mini

valor médio de uma diária

Guia aluguel de carros em Tóquio

Pensando em alugar um carro em Tóquio?

A ideia pode parecer tentadora, mas brasileiros não podem dirigir legalmente na cidade, a não ser que possuam uma carteira de habilitação emitida em outro território. Isso acontece porque a nossa Permissão Internacional para Dirigir (PID) é baseada na convenção de Viena, da qual o Japão não é signatário. Portanto, o documento não é aceito por lá, assim como a CNH não tem validade. Ou seja, não adianta nem mesmo fazer uma tradução juramentada da carteira de habilitação.

Os países que têm permissão para dirigir no Japão são os signatários da Convenção de Genebra de 1949. Como o Brasil não está incluído no documento, portadores de CNH não podem dirigir como turistas no destino.

A convenção inclui a maior parte das nações europeias (inclusive Portugal) e da Oceania, bem como os Estados Unidos e alguns estados latino-americanos, como Argentina, Chile e Paraguai. Brasileiros que possuam uma carteira de habilitação emitida em algum dos estados signatários do acordo precisarão apresentar o documento junto com a licença internacional emitida pelo mesmo país e um passaporte válido.

Entretanto, aquelas pessoas que forem passar um período maior no Japão a trabalho ou estudos e necessitarem do veículo para se locomover, poderão emitir facilmente uma carteira de motorista japonesa. Quem já possui a habilitação brasileira é dispensado de realizar as aulas práticas e, com isso, o processo da emissão do documento é feito em poucos dias. Para isso, é necessário ser residente no país, visto que um dos documentos a apresentar é o comprovante de residência.

Caso pretenda dar início ao procedimento, a carteira de motorista brasileira precisa ser acompanhada de tradução juramentada para o japonês e passaporte válido, com registro de entrada no Japão. Para emissão da carteira, os motoristas devem realizar um teste de visão, uma prova teórica simples (que pode inclusive ser feita em português), e uma prova prática. Se passar na última etapa, a carteira é emitida na hora e você já pode alugar um carro em Tóquio.