Qualquer período do ano é uma boa oportunidade para visitar Veneza e conhecer a beleza de seus canais. Mesmo assim, pode ser interessante escolher a melhor data para sua viagem sabendo o que esperar em cada temporada. Lembre-se de que, por estar localizada no Hemisfério Norte, Veneza tem as “estações invertidas”, quando comparada com o clima no Brasil - ou seja, quando é inverno por aqui, será verão por lá.
Dessa forma, a temporada fria na cidade costuma se concentrar entre os meses de novembro a fevereiro. É uma época em que a cidade pode perder um pouco de seu encanto devido às frequentes inundações (chamadas de “aqua alta”). O clima também é mais frio e as mínimas chegam a 0?. Geadas e nevoeiros são recorrentes e pode até mesmo nevar, embora a neve costume derreter rapidamente. Apesar disso, os preços são mais baixos do que em outras épocas do ano, sendo uma opção para quem busca economia e não se importa tanto com o clima.
Em compensação, os meses de junho a agosto apresentam temperaturas mais elevadas, com máximas próximas dos 30?. Essa é a temporada de verão e coincide com as férias escolares na Europa, fazendo com que a cidade fique repleta de turistas. A alta procura por estes meses leva a dois efeitos indesejados: os preços ficam mais altos e as ruas ainda mais cheias do que normalmente.
Para evitar os inconvenientes encontrados no inverno e os altos preços do verão, uma boa dica de quando ir a Veneza é visitar a cidade na meia estação. Os meses de março a maio e setembro e outubro são ideais para a visita e permitem aproveitar o melhor da cidade sem tanto tumulto - se bem que, se tratando de Veneza, há movimento em qualquer época do ano.