Cidade histórica, Budapeste é dividida em duas regiões, sendo Buda a área mais nobre e antiga, e Peste é um local mais novo e cheio de agitação e ambas as partes são unidas pela Széchenyi Lánchíd, que cruza o rio Danúbio. De qualquer forma, é repleta de edifícios ornamentados. No bairro do Castelo, belíssimos telhados de cerâmica cobrem os prédios. O local onde está instalado o Parlamento é um dos cartões postais e impressiona com sua arquitetura neogótica.
Ainda entre os símbolos da capital húngara, a igreja Mátyá, construída entre os séculos 13 e 15, merece uma visita, assim como o Bastião dos Pescadores, monumento com sete torres pontudas que funcionava como mercado de peixes, tem uma bela vista panorâmica e delimita as antigas muralhas da cidade. O Castelo de Buda também é imperdível.
Em alguns aspectos, a região lembra a capital francesa Paris. Aliás, uma das grandes atrações turísticas, o Mercado Central, foi arquitetado por Gustave Eiffel, o mesmo que planejou a famosa torre parisiense. Ainda em comparação com Paris, a avenida Andrássy é repleta de lojas de luxo, conhecida como a Champ Elysées de Budapeste. No local também se encontram outros atrativos interessantes, como a Ópera Nacional e a Casa do terror.
No entorno da avenida, também encontram-se outros atrativos, como o Museu de Belas Artes, focado em arte egípcia e pinturas clássicas, o Palácio de Arte, o Parque da Cidade e a Praça dos Heróis, onde está o impactante Monumento do Milênio, construído para celebrar os mil anos da pátria húngara.
É interessante notar a cultura dos banhos termais na cidade, que tem 118 fontes naturais de água, entre 21° C e 78° C, espalhadas por seu território. A população também se diverte em spas, como o Széchenyi, construído em 1913, que é repleto de piscinas, assim como o Gellért.
Na busca por agito, vale lembrar que em volta da basílica de Santo Estevão estão bares e cafés que animam a rua. A Praça Vörösmarty reúne lojas e restaurantes sofisticados. Se houver tempo, a cidade de Szantander é um passeio interessante e próximo a Budapeste. O local reúne artistas plásticos e seus ateliês em conservadas casas do século 18, além de ter um museu bem diferente, repleto de estátuas de personagens famosos, feitos de marzipã.