A cidade é evoluída, tem muita liberdade, e é exatamente por isso atrai turistas jovens de todo o mundo, sendo que muitos simplesmente não querem mais ir embora. As artes são ponto forte, pois além do Museu Van Gogh, existem outros museus interessantes como o Rijks, a Casa de Rembrandt e o Stedelijk, além de museus dedicados ao sexo e às drogas legalizadas, itens bem resolvidos em termos políticos e sociais no país.
As tulipas também são um dos grandes atrativos da Holanda, e para ver essa beleza toda de perto, uma visita ao parque Keukenhof é ideal. São mais de 7 milhões de tulipas divididas por sete jardins em 32 hectares! Mas fique atento, pois o parque só funciona na Primavera. Se for em outras épocas, aproveite para passear pelo Vondelpark, que atrai milhões de turistas por ano.
Amsterdã oferece ainda uma vida noturna agitada, a começar pelo famoso Red Light District, uma das áreas mais antigas da cidade, com edifícios do século 14. É lá que funciona o centro de prostituição, profissão regulamentada no país. Indo além da “luz vermelha”, o centro fica agitado quando a noite cai, em especial o bairro Joordan, que concentra boa parte do entretenimento.
Para se locomover, o transporte mais utilizado é a bicicleta, disponível em diversos pontos de aluguel, além do bonde elétrico, bem eficiente no local, com bilhete que vale 24h. A linha de metrô ainda não cobre a cidade toda, e também não é o mais indicado para conhecer os principais pontos turísticos.