É impensável para a maioria das pessoas alugar um automóvel para percorrer a mais turística e famosa cidade holandesa. Além de ser a capital mundial das bicicletas, as ruas estreitas e pequenas do centro não favorecem em nada a vida do motorista. Isso sem falar que o trânsito é complicado, o estacionamento é caro, o transporte público é bastante eficiente e o charme da cidade está na pedalada. Portanto, se a sua ideia é conhecer Amsterdã, saiba que definitivamente você não precisará de carro em momento algum.
A urbe, inclusive, não incentiva isso desde a década de 70. Naquela época, com o grande número de acidentes e óbitos por conta do uso demasiado de carros, o governo resolveu intervir. Estacionar nas ruas centrais passou a ser cobrado (e caro!) e o transporte público foi planejado de forma a integrar todas as modalidades de locomoção (trens, bondes, bicicletas, ônibus, etc). Não é à toa que décadas depois o número de bikes já tenha superado a quantidade de veículos por lá!
Os estacionamentos são outro capítulo à parte. Com uma política bastante rígida, a cidade garante uma permissão aos residentes para parar os carros pela cidade, já os visitantes precisam pagar para tal. É possível encontrar vagas individuais em algumas ruas e canais, mas é bom sempre estar de olho no parquímetro, pois os valores por hora podem ser bastante salgados. Para pagar nessas ocasiões, é possível utilizar cartão de débito com PIN ou cartões de crédito (em determinados casos).
A única razão plausível para se alugar um carro na cidade é a vontade de conhecer a Holanda com mais calma. Com belíssimas paisagens, o país tem muito mais a oferecer, apesar de Amsterdã já valer por si só a visita. Para quem está com o tempo mais elástico, uma possibilidade é conhecer outras cidades da nação em uma road trip. Além de contar com takes estonteantes pelo caminho, o turista poderá ver outras nuances do local, como praias, cidades interioranas e, também, as flores tão características da Holanda.
Se essa for a sua intenção, saiba que as estradas holandesas são bastantes seguras e, de quebra, os locais são ótimos motoristas (que costumam seguir à risca as normas de trânsito, diferentemente de outros lugares do mundo). A Holanda também é um país pequeno, tornando rápidas as distâncias percorridas de carro de uma ponta a outra da nação. Outras capitais da Europa, como Bruxelas e Paris, também podem ser acessadas por rodovias a partir de lá, permitindo ainda uma viagem mais estendida pelo Velho Mundo nessa modalidade.