Assim como acontece com grande parte das cidades da Europa, o verão é a época que Lyon recebe a maior parte dos eventos culturais e festivais, sendo muitos deles ao ar livre. Porém o verão é também a época de alta temporada, ou seja, quando há turistas por toda parte da cidade e os preços estão todos mais caros, tanto de hotéis quanto de voos, e de outros serviços turísticos. Os meses de julho e agosto são os meses de maior alta temporada, então pra quem deseja evitar multidões e preços altos, evite viajar nesses dois meses. Junho e setembro são meses também de alta temporada, porém menos cheios que julho e agosto. Junho, julho, agosto e setembro são os meses mais quentes, e olha que a temperatura de Lyon costuma ser bem quente. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios, quando a cidade está mais vazia e os preços mais baixos.
Os grandes eventos que acontecem em Lyon são o Fête des Lumières (todo mês de dezembro), o Festival Lumière (todo mês de outubro), o Les Nuits de Fourviére (todo mês de julho) e duas grandes bienais, a Bienal da Dança e a Bienal de Arte Contemporânea, que se revezam e acontecem em anos alternados.
Lyon pode ser aproveitada tanto durante o verão como durante o inverno, afinal a cidade pode servir como porta de entrada para conhecer a região dos Alpes Franceses e as cidades da região do Mar Mediterrâneo.