Seattle é banhada pelo Mar do Pacífico, é praticamente um estreito de terra cercada por água dos dois lados, a oeste pela enseada de Puget e a leste pelo lago Washington, então prepare-se para ver muita água e consequentemente para comer muito peixe, sendo o salmão o peixe preferido da população.
Uma culinária que valoriza a alimentação saudável, orgânica, com ingredientes frescos, em que a qualidade é o primordial durante uma refeição. O forte da região são os frutos do mar pescados na costa do Pacífico ou vindos do Alasca, que está relativamente próximo de Seattle. Os peixes costumam ser bem frescos e além de muito salmão, o caranguejo gigante, também conhecido como King Crab, é muito consumido, aliás é comum encontrar frutos do mar gigantes como caranguejos, camarões, no Mercado Público você encontra todos eles. Agora saindo um pouco de alimentos do fundo do mar, o estado de Washington é o maior produtor de maçãs dos Estados Unidos. Produzindo cerca de 60% das maçãs consumidas no país, Seattle é o lugar certo para provar a fruta ou ainda algum doce feito de maçã. E para quem gosta de cerejas frescas, em Seattle há uma cereja chamada de rainier cherry, que é a cruza de duas espécies de cerejas e são consideradas cerejas da melhor qualidade, muito doce e saborosas. A época de colheita das cerejas acontece entre os meses de maio e setembro, quando a fruta é encontrada em qualquer mercado. Se você gosta de queijos, em Seattle há uma fábrica de queijos artesanais chamada de Beecher’s Handmade Cheese. A fábrica possui lojas em diversos pontos da cidade, além de vender produtos em lojas e supermercados. Com queijos de ótima qualidade e produzidos com leite de fazendas da região, é possível fazer uma degustação de queijos e ver o processo de fabricação na loja que fica em Pike Place Market.
Para conhecer mais sobre o cotidiano dos moradores, produtos locais e comer bem, visite o Melrose Market, um mercado público em Capitol Hill. Inaugurado em 2010, não é um mercado enorme, mas está localizado em uma construção histórica, onde era uma antiga fábrica de automóveis, onde mesmo após uma reforma foi mantido muitas características originais do prédio. Os produtos utilizados para cozinhar são provenientes de produtores locais ou da própria fazenda dos proprietários. No local há bares, restaurantes, cafés, floricultura e algumas lojinhas, ótimo para passar uma tarde ou uma manhã. Outro mercado para conhecer é o Pike Place Market, considerado um dos mais antigos do país, oferece muitas opções de frutos do mar. Esse mercado já é bem mais conhecido dos turistas do que o Melrose Market, fica à beira mar e possui barracas de comidas, frutas, legumes, flores e artesanatos. Como é um local bem turístico, costuma estar sempre cheio, principalmente perto do horário do almoço.
A comida é tão valorizada em Seattle que a cidade possui uma lei que multa os cidadãos que encherem suas latas de lixo com mais de 10% de alimentos orgânicos, tudo para evitar o desperdício de comida, incentivar a população a comprar somente o necessário e a compostar o lixo produzido.