Irresistível destino para os amantes de artes, cultura, arquitetura e compras, Madrid é uma cidade de muitas qualidades. A cidade e seus arredores têm muitas atrações interessantes.

A capital do Reino da Espanha abriga três dos mais importantes museus do mundo:  Prado, Reina Sofia e...

Leia Mais

Atrações turísticas em Madrid

Guia Madrid

Irresistível destino para os amantes de artes, cultura, arquitetura e compras, Madrid é uma cidade de muitas qualidades. A cidade e seus arredores têm muitas atrações interessantes.

A capital do Reino da Espanha abriga três dos mais importantes museus do mundo:  Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, além de edifícios seculares que são fonte de uma história inigualável.

Madrid transpira história. Seja em uma caminhada pelo centro ou em uma visita ao Palácio Real, o turista percebe que a cidade ainda preserva aquela atmosfera das cidades que sobrevivem desde a pré-história. Andar pela Gran Vía, a Times Square da cidade, e fazer uma parada na Plaza Mayor, como um legítimo madrilenho, são alguns dos passeios que o turista não pode deixar de fazer.

Os madrilenhos têm um hábito forte de andar pelas ruas e sentar para jogar conversa fora em um café. Para ter uma experiência típica da cidade, faça como eles: caminhe e conheça as mais variadas atrações de dessa cidade viva noite e dia.

Comece o passeio pela Plaza de la Puerta del Sol, considerada centro da Espanha. Além da bela arquitetura, ela é um importante ponto de conexão. São três linhas de metrô e muitas de ônibus que passam por aqui. Por isso, o ritmo no local é sempre frenético. A praça é também o local onde os madrilenhos celebram o Ano Novo e cenário para as principais manifestações populares.

Siga pela Calle Mayor e vire à direita na famosa Calle Coloreros. É nessa rua que fica a Iglesia de San Ginés, uma das mais antigas de Madrid. Além disso, é onde está localizada e a tradicionalíssima Chocolateria San Ginés. A gastronomia espanhola é sempre uma atração à parte e por ali você pode experimentar os doces mais típicos da cidade, incluindo um delicioso churros com chocolate quente.

Falando em gastronomia, não tem como ir a Espanha e não provar uma sangria geladinha ou comer os deliciosos tapas, os típicos petiscos espanhóis.

A Plaza Mayor, um dos maiores símbolos de Madrid, já foi palco de touradas e atos bárbaros da Inquisição. Hoje o local é rodeado por prédios com varandas, lojas e restaurantes. Uma excelente opção para almoçar e conhecer é o Museo del Jamón. Provar um sanduíche da iguaria, o tradicional presunto cru espanhol, é um programa clássico.

Já o famoso Mercado de San Miguel, que remonta dos anos de 1916, é  um dos locais mais gostosos para conhecer a gastronomia da cidade. É só pegar uma taça de vinho em uma das bancas e circular por todo o mercado até encontrar algumas tapas para petiscar.

Perto dali o turista pode chegar à Plaza de la Villa, uma pequena praça cercada por alguns dos prédios mais antigos da cidade, entre eles a antiga sede da prefeitura.

Mais à frente, chega-se à imponente Catedral de la Almudena, chamada de Catedral de Madrid. Logo ao lado fica a Plaza de la Armería, de frente para o majestoso Palácio Real de Madrid. É possível visitar o palácio e os ingressos podem ser adquiridos pela internet.

Do lado de fora e com entrada gratuita, ficam dois grandes jardins do palácio, o Campo del Moro e Jardines de Sabatini, repletos de fontes e esculturas. Como ficam localizados abaixo do nível da rua, é possível ter uma bonita vista do alto com o Palácio Real ao fundo.

Do outro lado da rua está a Plaza Oriente, com um lindo paisagismo e que guarda estátuas que representam os reis espanhóis. Já, no outro extremo da praça fica o Teatro Real, a maior casa de ópera de Madrid. Seguindo poucos metros, chega-se à Plaza de España, um ótimo ponto para descansar debaixo da sombra das árvores. Perto dali, do outro lado da rua, fica o surpreendente Templo de Debod, um templo egípcio do século IV a.C. em plena Espanha. Ele foi doado na década de 1960 pelo governo do Egito.

Já a Gran Vía é a rua para compras, com enormes vitrines de lojas das marcas mais famosas do mundo. Quase no final da rua fica a Plaza de Cibeles e o Edifício Metropolis, um dos primeiros arranha-céus da cidade.

A praça inteira é cercada de prédios históricos. O que atrai mais visitantes é o Palacio de Comunicaciones, que desde 2011 passou a se chamar Palacio de Cibeles. Hoje é a sede da prefeitura de Madrid. Além de um espaço cultural, com exposições e uma programação de eventos, o prédio tem um mirante com vista panorâmica.

Já a Puerta de Alcalá é uma das cinco antigas portas reais que davam acesso a Madrid, esse ícone da cidade, mostrado em vários filmes, fica na rotatória da Plaza de la Independencia. Foi construída no século XVIII em substituição à antiga porta que ali ficava desde o século XVI.

O Parque de El Retiro fica a poucos metros da Puerta de Alcalá, seguindo pela Calle de Alcalá, um verdadeiro oásis verde bem no meio de Madrid. São diversos jardins e fontes, além de palácios. O local mais conhecido do Parque de El Retiro é o Estanque Grande, um lago onde é possível praticar remo e pedalinho.

Outra atração é o belo Palacio de Cristal, um prédio de 1887 construído em ferro e cristal que hoje abriga mostras e exposições.

Bem de frente para o parque, saindo pela Plaza del Parterre, fica o Museo Nacional del Prado. Quem gosta de arte e história pode passar horas nesse que é um dos mais importantes museus do mundo.

À noite e pela madrugada a cidade é tão viva quanto durante o dia. A vida noturna de Madri é uma das mais agitadas da Europa. São vários bares e baladas pelos bairros de Sol, Malasaña e Chueca. Durante as noites dos finais de semana, promoters ficam nas ruas e te oferecem um chupito (shot) grátis.