Atrações turísticas em Seul

Guia Seul

Guia Seul

O que fazer em Seul

Palácios em Seul

Seul é um dos lugares do mundo onde o viajante poderá ver de forma mais clara a mistura entre modernidade e honra às tradições e história do país, traduzidas perfeitamente na preservação de seus pontos turísticos e históricos e também inovação e transformação em outras partes da cidade. Seul é uma cidade que tem agito e vida 24 horas, então sempre vai ter algum programa para fazer, não importa a hora.

Se você acha cidades como São Paulo e Nova York animadas, mal pode esperar para conhecer Seul.

O viajante vai encontrar muito o que fazer em Seul e o roteiro de viagem deve começar pelos incríveis palácios que datam centenas e alguns milhares de anos atrás. O mais famoso é o Palácio Gyeongbokgung, construído em 1395, sendo o maior dos Cinco Grandes Palácios construídos durante a Dinastia Joseon. O palácio, além de uma beleza ímpar e sua imponência, oferece a troca de guarda real, um programa imperdível de ver de perto.

Se você curte essa programação de conhecer palácios, ainda precisa incluir o Changdeokgung, palácio considerado patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, e o Deoksugung, construído no século 16, quando o rei Seonjo tomou posse, no seu roteiro do que fazer em Seul.

 

Bukchon Hanok Village

Quer uma experiência que quase te faz “viajar no tempo” em Seul? Então conheça a vila Bukchon Hanok, que mantém e preserva até os dias atuais as tradicionais casas coreanas, remontando à Dinastia Joseon. O local além de preservar a história da Coreia do Sul, ainda é um prato cheio em questão de estrutura e arquitetura, além de literalmente oferecer vários restaurantes típicos coreanos para o viajante aproveitar muito.

O lugar é lindo e bem “instagramável”, então prepare-se para muitas fotos.

 

Templos budistas

Mesmo se portando como uma cidade muito moderna e à frente de seu tempo, Seul também é um local muito espiritualista, repleto de templos budistas importantes que oferecem conexão com a espiritualidade, espaços históricos e refúgio em meio à cidade que não para.

Para os viajantes, os templos budistas também se tornam outros atrativos de peso, onde também dá para se hospedar – inacreditável né?

Não deixe de visitar o templo Jogyesa em Seul, o principal da Ordem Jogye do Budismo Coreano – uma das vertentes mais praticadas na Coreia. O lugar tem uma arquitetura incrível e ainda realiza um dos principais festivais budistas do mundo, o Festival das Lanternas de Lótus, que celebra o aniversário de Buda.

Durante a visita, não deixe de entrar no Grande Salão Daeungjeon, onde fica uma enorme estátua de Buda Shakyamuni.

Outro templo imperdível e que também tem seu peso histórico é o de Bongeunsa, fundado em 794 durante o Reino Silla e que foi reconstruído ao longo dos anos. Aberto ao público, seus belos jardins e estrutura impressionam, mas nada impressiona mais que a “pequena” estátua de Buda de 23 metros de altura.

O Bongwonsa também é um dos templos mais antigos e importantes de Seul, que também é famoso por seu Festival Yeongsanjae, um importante rito budista que é considerado como Tesouro Cultural Intangível da Coreia do Sul. 

Esse não é um templo budista mas é muito importante para a história de Seul! O Santuário de Jongmyo é um dos locais mais importantes da cidade, dedicado aos ancestrais reais da Dinastia Joseon. O local é tão importante que foi tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

N Seoul Tower

Impossível visitar Seul e não incluir a torre mais famosa da cidade no seu roteiro!  Localizada no Monte Namsan, a N Seoul Tower é a torre mais alta da cidade e oferece um mirante incrível para admirar a região. A noite, quando iluminada, é referência na cidade. O viajante pode subir até o topo da torre para admirar a vista panorâmica.

A forma mais legal de subir a montanha até a N Seoul Tower é pelo Teleférico Namsan, sendo possível contemplar a vista aos poucos conforme o “bondinho” sobe.

Na praça onde fica a N Seoul Tower fica o Hanbok Culture Experience Center, que oferece experiências sobre a dinastia Joseon, sendo possível vivenciar um pouco da antiguidade e até vestir as roupas tradicionais da época.

Ao redor da praça da torre ainda fica o icônico muro dos desejos, onde os casais apaixonados imitam outros destinos famosos e colocam cadeados com suas iniciais para “manter seu amor” unido e forte para sempre.

É possível passar um dia todo fazendo as atividades da N Seoul Tower, por isso, caso tenha interesse, ainda existem excelentes opções de alimentação ao seu redor, com opções de petiscos, lanches e comidas tradicionais coreanas.

Ainda ao redor da torre fica o lindíssimo e bem cuidado parque Namsan, que rodeia o local e oferece área para caminhada, fotos, piquenique, biblioteca, lagos e ainda áreas para esportes.

 

Compras em Seul

Se o viajante quer fazer compras, saiba que em Seul existem locais mais indicados que outros para isso.

Na hora das compras, o ideal é se deslocar para os distritos de Itaewon e Yongsan, onde há, respectivamente, grande concentração de lojas de roupas e acessórios, e eletrônicos. 

Myeongdong é a principal rua de comércio de Seul, um local imperdível para quem quer comprar skincare e maquiagens coreanas (kbeauty), também oferece muitas lojas de roupas e tem excelentes opções de comida de rua.

Para itens tradicionalmente coreanos, chás, galerias de arte e lembranças únicas de Seul, o viajante não pode deixar de conhecer Insadong.

O bairro Gangnam ganhou status cool após o sucesso mundial do cantor Psy, e reúne lojas, cafés e restaurantes descolados.

Para pechinchar e encontrar itens a baixo custo, não deixe de ir às zonas comerciais de Namdaemun e Dongdaemun, repletas de mercados de rua. Quem busca por mais modernidade e conforto pode recorrer ao Lotte World, complexo de compras e entretenimento.

Quem quiser conhecer o “Mercadão” de Seul precisa visitar o Gwangjang Market e o Namdaemun Market e comer as comidas típicas. É uma experiência única!

 

Vida noturna em Seul

A vida noturna é mais agitada em Namdaemun, Hongdae e Insadong, onde ficam os bares, baladas e karaokês. 

Em Hongdae a programação é mais jovem, já o bairro Itaewon é mais famoso pela comunidade LGBTQIA+.

A famosa Torre de Seul oferece uma vista de 360 graus de toda a cidade, podendo abrir ou fechar sua estadia oriental com chave de ouro!

 

Como se deslocar por Seul?

Para percorrer a cidade, o mais indicado é o metrô, que está entre os melhores do mundo, sendo o terceiro maior de todos. Ônibus, trens e táxis podem ser pagos com o mesmo cartão recarregável, com dinheiro retornável caso não seja utilizado. Fique atento aos táxis de cor preta, pois são luxuosos e cobram mais caro pelo serviço melhor e mais confortável.