Valparaíso é muito conhecida pelos brasileiros que fazem passeios de bate e volta desde Santiago e que normalmente ficam pouco tempo na cidade, mas Valpo, como assim é conhecida, merece um pouco mais que somente algumas horas no local. Com lojas descoladas, casas coloridas, murais de grafite e bares e restaurantes com vista para o mar do Pacífico, Valparaíso rende um bom passeio para quem se atreve a sair um pouco da capital, Santiago.
Considerada um importante polo gastronômico do Chile, berço de chefs em ascensão e em início de carreira, em Valparaiso não há restaurantes estrelados, mas há restaurantes que podem surpreender aos mais exigentes paladares.
Valparaíso está de frente para o mar, ou seja, não faltam opções de peixes e frutos do mar nos cardápios dos restaurantes. As empanadas são um clássico chileno assim como em outros países da América do Sul, e podem ser fritas, que ficam parecendo um pastel, ou então, assadas. Outro clássico local é o ceviche, e já que há tantos peixes frescos na região, que tal provar um ceviche chileno preparado com peixes fresquinhos? O Congrio Rosa é um peixe típico da costa chilena, servido em muitos restaurantes, pode ser grelhado ou assado e normalmente acompanha batatas ou outros legumes. O Curanto é um prato tradicional do sul do Chile e consiste basicamente na junção de carne de vaca, linguiça e mariscos. Na receita original, o prato é preparado em um buraco cavado no chão, com os ingredientes cobertos por folhas de Nalca, uma planta chilena, mas é claro que o prato possui variações e cada restaurante faz sua adaptação.
Alguns restaurantes oferecem como opção o menu de almoço por um preço mais camarada, assim como acontece por exemplo na Espanha. Normalmente está incluído entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo, é bom para provar um pouco de cada item.
Na Calle Almirante Montt ficam muitos restaurantes, cafés e algumas galerias, vale a pena caminhar sem pressa e parar para uma refeição. O Café Turri é um restaurante que possui um terraço com uma linda vista do mar e da cidade, ótimo para provar peixes e frutos do mar. O Cafe Vinilo é uma mistura de bar, café e restaurante, com uma decoração boêmia e é especializado em comida chilena. O Le Filou de Montpellier foi aberto muito antes do bairro tornar-se um atrativo turístico, é um bistrô pequeno, mas que oferece no horário do almoço um menu do dia que inclui entrada, prato principal e sobremesa por um preço único. O Pasta & Vino, da chef Verónica Alfageme, tem ótima localização proporcionando uma bela vista para o mar e como o próprio nome sugere, é um restaurante de comida italiana, ou seja, se ficar com vontade de provar uma boa massa, aí está a sugestão, e o Café Central, serve tanto para tomar somente um café ou então para almoçar, e de quebra ainda ver algumas obras de arte.