Se o seu medo é não encontrar sol para brindar suas fotos com takes deslumbrantes da capital capixaba, pode ficar despreocupado. Com temperaturas estáveis durante o ano inteiro, Vitória garante ao turista um clima agradável independentemente da estação climática escolhida. Os termômetros dificilmente mostram temperaturas mínimas inferiores a 19•C, enquanto as máximas podem chegar a 33•C. Portanto, mesmo que seja inverno, a cidade ainda é uma boa pedida, pois está sempre quente por lá!
Com preços mais econômicos do que a maioria das capitais brasileiras, inclusive durante os finais de semana, o município é bastante cogitado para viagens curtas e feriados prolongados. Assim, o único revés da região acaba sendo o período de chuvas. Entre outubro e março os índices estão mais altos, portanto leve isso em consideração. Evite novembro, pois esse é o mês com maior taxa pluviométrica e, consequentemente, de incidência de tempestades.
Ao contrário da maioria das capitais brasileiras, Vitória também não é um dos destinos mais badalados quando o assunto é Carnaval e Ano Novo. Portanto, apesar de a cidade ser mais visitada pelos turistas durante o verão, ela ainda está longe de ser uma das mais agitadas do Brasil. Outros municípios do estado, como Iriri e Guarapari, atraem mais o foco dos viajantes nessas datas comemorativas.
Para quem gosta de aliar festas tradicionais durante sua viagem de férias, em março acontece a Festa da Torta Capixaba e em novembro o Festival da Panela de Barro. Entre abril e maio acontece também a Festa da Penha, padroeira do estado, realizada em Vila Velha, cidade vizinha. Essa é a terceira maior festa religiosa do Brasil.