Se por um lado a capital capixaba não é referência quando o assunto é vida noturna, o mesmo não pode ser dito sobre a gastronomia local. Com pratos típicos de cair o queixo, a região garante opções de sobra para o turista se esbaldar antes de voltar para a sua cidade de origem. Pela sua configuração litorânea, não é de se estranhar que a culinária local utilize peixes e frutos do mar como ingredientes básicos para a preparação das suas principais iguarias.
Para quem quer começar a imersão gastronômica pelo prato mais tradicional da região, peça uma legítima Moqueca Capixaba. Mais leve do que a moqueca baiana, esse prato pode ser encontrado em quase todos os restaurantes de Vitória. Além de ser carro-chefe do estado, a comida ganhou até mesmo um dia no calendário e a célebre frase “Moqueca, só capixada, o resto é peixada”, mostrando a sua importância para o local. Feita em panela de barro, a iguaria leva peixes, frutos do mar e vegetais para dar um toque final no sabor. Em muitos casos, é possível pedir uma Moquequinha de Banana da Terra para acompanhar, sendo essa opção bastante interessante para quem quer matar dois coelhos com uma só cajadada.
A Torta Capixaba também não fica atrás na preferência dos moradores do Espírito Santo. Com uma massa bastante areada, esse prato é feito com frutos do mar e palmito. O mais interessante de tudo é que a torta capixaba está presente em todas as mesas locais durante a Semana Santa, sendo quase um ultraje não servi-la na ocasião. Aproveite para comer a Torta Capixaba durante a sua visita à Vitória, pois esse é o típico prato que não pode ser encontrado fora dos limites do estado!
O Camarão no Coco é também uma daquelas delícias que todo mundo que for à cidade deve experimentar. Acompanhado por arroz e batata palha, o prato consiste em ser um creme de camarão – que se assemelha bastante a um strogonoff – servido dentro da cavidade de um coco. Além de ser muito saborosa, a iguaria brinda o turista com uma apresentação como poucos pratos podem oferecer. O Bobó de Camarão também é uma boa pedida para quem gosta de frutos do mar. Apesar de não ser exclusivo da região, os capixabas sabem preparar muito bem o prato, sendo interessante ao turista experimentá-lo para fazer comparações com os bobós já consumidos em outras partes do Brasil.
Já para quem quer ver uma variação do uso dos frutos do mar, uma boa opção é o Arroz de Marisco. As Paellas também são bem procuradas por lá, existindo releituras de acordo com o chef e com o restaurante. Em ambos os casos, assim como o Bobó de Camarão, o turista não se decepciona – mesmo que já tenha provado essa iguaria em inúmeros outros lugares, até mesmo fora do Brasil.
Quando o assunto são as sobremesas, quem ganha atenção especial é o Picolé de Abóbora com Coco. Apesar de parecer uma mistura inusitada, esse sorvete é uma verdadeira mania no Espírito Santo. Pode ser um sabor arrojado para as crianças, mas os adultos que provam a invenção local não costumam se decepcionar. O Picolé de Tapioca também é interessante para aqueles que querem sair da zona de conforto!
O Doce de Jaca também tem espaço garantido na cidade. É encontrado em diversas praias nas suas mais diversas versões, sendo as mais tradicionais em formato de bombom e de docinho cristalizado. Por conta das fortes características da fruta, esse é o tipo de doce que se ama ou se odeia, mas mesmo que você não seja tão fã assim de jaca vale a pena experimentar!