Procurada por turistas que estão em busca de viagens rápidas aos finais de semana e feriados prolongados, a capital capixaba tem como principais atrativos as suas praias e rica gastronomia.
Comece fazendo uma caminhada pelo calçadão da Praia de Camburi, a maior da orla. São 5km de extensão que atraem diariamente moradores e turistas que buscam um lugar agradável para fazer suas corridas, pedaladas e esportes de maneira geral. Vale lembrar que apesar de ser a praia mais movimentada da cidade, os banhos não são indicados nessa região. Se o dia estiver bonito, estenda até o Píer de Iemanjá, onde (com sorte) poderá ver algumas pequenas tartarugas!
Agora se você quer mesmo aproveitar as praias do município, a dica é ir para a Ilha do Frade e para a Ilha do Boi. Apesar de mais distantes, essas áreas são propícias ao banho e possuem praias mais bonitas. Na Ilha do Frade fica a Praia das Castanheiras, considerada por muitos uma das mais bonitas do Espírito Santo. Ela fica a 2,5km do Píer de Iemanjá. Já a Praia Grande e a Praia da Direita, localizadas uma em frente a outra, estão na Ilha do Boi e ficam a 3,5km do Píer. Outra dica é alugar um carro e percorrer as praias de Vila Velha. Ao contrário de Vitória, o litoral do município vizinho é bastante utilizado por banhistas que querem aproveitar sol, sombra e água fresca durante a sua passagem pela região.
Reserve um tempo também para conhecer a região central da cidade, onde estão as principais atrações históricas. É lá que fica a Catedral Metropolitana de Vitória, o Convento de São Francisco, a Igreja do Rosário, a Capela de Santa Luzia, a Igreja de São Gonçalo e o Convento do Carmo. Merece atenção especial o Palácio Anchieta, uma das sedes governamentais mais antigas do Brasil, que está aberta à visitação de terças a sextas das 9h às 17h e aos finais de semana até às 16h. O Theatro Carlos Gomes também é outro ponto alto da região. Com mais de 90 anos desde a inauguração, hoje essa é a casa de espetáculos em funcionamento mais antiga do Espírito Santo. Assim como o Palácio Anchieta, o Theatro Carlos Gomes faz visitas guiadas no seu interior.
A Praça do Papa também é um dos pontos mais procurados da cidade. Se possível, aproveite para ver um pôr do sol no local. A praça tem esse nome porque na década de 90 o então Papa João Paulo II marcou presença por lá. Se ainda tiver tempo, vá ao Parque Botânico Vale, ao Projeto Tamar, ao Santuário Basílica de Santo Antônio (que na época do Natal encena a peça Paixão de Cristo), ao Parque Pedra da Cebola e ao Parque Estadual da Fonte Grande.
Outra atração à parte da cidade é a sua gastronomia, em especial a Moqueca Capixaba preparada em panelas de barro. Para experimentar essa iguaria no local mais tradicional da cidade, vá até o bairro Ilha das Caieiras. Agora se a ideia é acompanhar como as panelas de barro são feitas, você precisa ir às Paneleiras de Goiabeiras, que permitem ao turista acompanhar todo o processo desde a modelagem até a queima. Para quem realmente se interessar pelo assunto, é possível ainda fazer a sua própria panela de barro, mas para isso é preciso agendar a atividade com antecedência.
Para completar a experiência gastronômica, feche seus dias na região do Triângulo – localizada na Praia do Canto – e na Rua da Lama. Ambos os locais possuem boa diversidade de restaurantes e bares para garantir um jantar agradável acompanhado de cerveja ou bons drinques.