Vale a pena alugar carro no Recife? Como toda generalização costuma ser burra, preferimos evitar aqui esse tipo de resposta exata. O que vai definir isso é o seu perfil de viagem e, portanto, a resposta “depende” cai melhor para a pergunta.
Se você é um viajante que prefere curtir o hotel e não planeja ir muito longe – seja porque tem poucos dias disponíveis ou, então, porque quer evitar grandes deslocamentos – é bem provável que um carro seja dispensável. Isso porque você pode usar táxis, ubers e o transporte público local, além de contratar transfers com as agências de turismo (nesse último caso espere desembolsar um pouco mais).
Agora se você é do tipo que quer fazer uma verdadeira imersão local, um carro sempre vem a calhar. No caso de Recife, que fica bem localizada entre diversas atrações turísticas do Nordeste, isso fica ainda mais evidente. Com estradas bem cuidadas e sinalizadas, o turista poderá conhecer não só a capital do Pernambuco, como também outras praias das imediações. Nesses casos, opte por alugar o automóvel já no aeroporto, assim você sai motorizado e pode aproveitar a sua viagem com flexibilidade e conforto desde o primeiro minuto.
Ainda para quem escolher ter um veículo durante a viagem, será possível desbravar regiões bastante cobiçadas além do perímetro da capital. As praias de Porto de Galinhas e Carneiros são ótimas opções. Com ótima infraestrutura e paisagens de tirar o fôlego – que já começam durante o trajeto que pode ser feito em partes à beira-mar, os locais são bastante turísticos e têm potencial para uma viagem só para lá. Além do mais, Recife é uma das possibilidades de desembarque para quem deseja conhecer Maragogi, conhecido como o caribe brasileiro. Dispondo de um veículo, a ida para a cidade fica bem mais prazerosa, podendo o passeio se estender também para Japaratinga.
Se a sua ideia é conhecer o Nordeste mais a fundo, há a possibilidade também de ir até Maceió, que fica a 360km de Recife. A capital do Alagoas também é um paraíso para os turistas, sem dizer que as praias que separam as duas capitais valem as paradas. Nesse caso, o turista precisará dispor de mais dias de viagem para percorrer o litoral com calma e aproveitar o que essas grandes cidades turísticas tem a oferecer.
Vale lembrar que os valores cobrados pelo aluguel de um carro no Nordeste costumam ser mais baratos do que nas regiões Sul e Sudeste do país. Portanto, esse não será um grande problema no seu budget (mas é sempre bom reservar com antecedência, especialmente na alta temporada!).