Seja para mergulhar nas piscinas naturais, para curtir o sol ou para aproveitar a mordomia dos hotéis, Porto de Galinhas é um destino para quem quer descansar e relaxar de preferência de frente para o mar.
Porto de Galinhas é “apenas” uma praia que fica no município de Ipojuca, porém sua fama vai muito além do nosso território, a praia é bastante procurada também por estrangeiros em busca de águas mornas e transparentes com um cenário paradisíaco ao fundo.
E para deixar a viagem ainda melhor, abaixo algumas sugestões de passeios nessa praia do litoral pernambucano, que fica a apenas 70 km da capital Recife.
Mergulhar nas piscinas naturais de águas mornas e transparentes, cheias de peixinhos coloridos. Há a possibilidade de mergulhar com cilindro e fazer um batismo para os iniciantes, mas mesmo quem mergulhar somente com máscara já é suficiente para ver os peixinhos.
Fazer um passeio de jangada que parte da Praia da Vila rumo às piscinas naturais formadas durante a maré baixa. A duração do passeio é curta, menos de uma hora, porém pode ser bastante proveitoso em dias de sol quando a cor do mar fica ainda mais bonita. São muitas jangadas que fazem o passeio, todas coloridas, deixando a paisagem bem alegre.
Fazer o tradicional passeio de bugue, passeio típico de muitas praias do Nordeste. Conhecido como ponta a ponta, o roteiro inicia na Praia de Muro Alto e vai até o Pontal de Maracaípe, mas tudo depende do que for combinado com o bugueiro, podendo incluir paradas para banho, fotos e almoço. Em geral o passeio inclui conhecer todas as praias da região e vai de ponta a ponta, por isso o nome.
Conhecer a Praia Camboa, distante aproximado 13 km de Porto de Galinhas, seu nome significa águas tranquilas e é exatamente isso que irá encontrar, uma praia mais deserta, de águas calmas e que formam piscinas naturais na maré baixa.
Conhecer a Praia Cupe, uma das melhores praias da região. Fica ao norte de Porto de Galinhas, de areia larga, com coqueiros e mais deserta comparando com as outras praias. Ótima para quer procura sossego (algo raro de encontrar nas praias famosas do litoral brasileiro). Praia de ondas mais fortes, boa para fazer caminhadas e com um fim de tarde lindíssimo.
Fazer um bate e volta até a capital Recife e a vizinha Olinda, embora um dia para conhecer as cidades seja pouco tempo, mas superficialmente é possível conhecer a Praia de Boa Viagem, a parte de Recife Antigo onde está o Marco Zero da cidade e a Casa da Cultura, e depois partir rumo à Olinda com suas ladeiras e casas coloridas. É bastante informação para um único dia, mas por outro lado é bom para diversificar a viagem com um pouco de cultura.
Conhecer Muro Alto, com águas calmas e transparentes, é ideal para família com crianças, por isso mesmo alguns hotéis e resorts estão localizados nessa praia. Faz parte dos roteiros de passeio de bugue, mas vale a pena passar mais tempo relaxando e desfrutando do local.
Surfar na Praia de Maracaípe, frequentada muito por surfistas, com ondas que podem chegar até 2 metros de altura, Maracaípe já sediou etapas de campeonatos de surf. Próxima de Porto de Galinhas, é uma praia extensa e mais deserta devido às fortes ondas. Para quem quer aprender a surfar é um bom começo.
Conhecer a Praia dos Carneiros, localizada a aproximadamente 50 km de Porto de Galinhas. Cercada de coqueiros, com areia fina e águas cristalinas. Possui alguns restaurantes e pousadas, é uma praia um pouco mais exclusiva, sem tanta badalação, mas é isso mesmo o que atrai cada vez mais visitantes.
Conhecer a Praia de Serrambi, mais uma praia de águas claras, areia branca, coqueiros e com piscinas naturais. Sem muita estrutura, é boa para quem procura sossego.
Visitar o Projeto Hippocampus também é um passeio interessante para conhecer mais sobre a vida de cavalos-marinhos.
Comprar nas lojinhas de artesanato da vila, ou melhor, no calçadão da vila. De preferência compre uma galinha de recordação, melhor lembrança não há e é no famoso Ateliê do Carcará, responsável por diversas galinhas feitas de trocos ou raízes espalhadas na cidade, que estão as melhores galinhas. Além das simpáticas galinhas, nas lojas da vila também é possível encontrar redes, cangas, quadros, bolsas, tapetes, entre outros produtos e muitos feitos por artesãos locais, vale a pena comprar.
Quem diria que a vila que antigamente servia de chegada aos escravos africanos que vinham contrabandeados e escondidos entre galinhas (aí a origem do nome) ia um dia tornar-se uma praia tão badalada e procurada por gente do mundo inteiro…. Muito melhor assim!