Perdida na areia rodeada de coqueiros, uma pequena igreja tem vista privilegiada para águas esverdeadas e cristalinas que formam piscinas naturais. Este é o cenário paradisíaco da Praia dos Carneiros, uma das mais belas e desejadas de Pernambuco, localizada a apenas 90 km de Recife.

Praia dos Carneiros

Palco para casamentos, destino de Lua de Mel e Réveillon, o local tem uma ótima fama para os bons eventos. A área de proteção ambiental ainda resguarda, porém, uma atmosfera selvagem. Um paredão de arrecifes percorre 1 km de seu belíssimo mar translúcido, onde é propícia a prática de mergulho e snorkel. Caiaques, Stand Up Paddles e catamarãs dividem o espaço nas águas ao longo do dia.

Pesquise sua passagem aérea por um preço que cabe no seu bolso

O mar é moldado pelo estuário do Rio Formoso, que tem 12 km de extensão e dá nome ao município vizinho. Há quem inclua na rota a praia de Porto de Galinhas, a 50 km dali. Algumas operadoras realizam passeios entre ambos, o que facilita a vida do viajante na hora de conhecer a região.

Erguida no século 18, a capela de São Benedito é uma das principais atrações da praia e faz parte do Sítio Boa Esperança, uma pequena fazenda de cocos a beira-mar, algo bastante comum no litoral nordestino. A propriedade cuida da administração da igreja e possui também casas de temporada para aluguel.

A capela é um ponto turístico na praia e, se você quiser garantir aquela foto perfeita de recordação, recomendamos que chegue cedo. Além da ótima iluminação durante o nascer do sol, você também vai conseguir os melhores ângulos sem ninguém para atrapalhar.

Como chegar na Praia dos Carneiros

Quem visita o estado de Pernambuco costuma ter dois principais destinos: a capital, Recife, e a famosa praia de Porto de Galinhas. Aqui, vamos mostrar como chegar até a Praia dos Carneiros saindo desses dois pontos:

Saindo de Recife

Para quem visita a capital pernambucana e aproveita toda sua cultura, pode também desfrutar do descanso nas águas calmas da Praia dos Carneiros.

A rota é simples se você for de carro: siga pela BR-101 até a cidade de Cabo de Santo Agostinho, depois pegue a PE-060 até a cidade de Rio Formoso. Próximo à saída da zona urbana, fica o caminho pra Praia dos Carneiros (PE-072), que está há apenas 10 km de lá.

Saindo de Recife, alguns transfers de agências de viagens (ou mesmo fretados independentemente) podem levar você e sua família por esse percurso. Certifique-se apenas se a ida e a volta estão inclusas, bem como se deixam você com o “pé da areia”, e não apenas dentro do município.

Encontre aqui promoção de passagem aérea para Recife

Saindo de Porto de Galinhas

Quem quer aproveitar as férias ou o feriadão para conhecer as belezas das praias de Pernambuco, pode esticar sua estadia em Porto e aproveitar para conhecer a Praia dos Carneiros.

Para isso, a melhor opção é ir de carro. E aí você pode estar de carro alugado, ou negociar com um táxi para a ida e a volta. Se for por conta própria, é bem fácil de chegar.

O melhor trajeto é sair de Porto pela Rua da Esperança, em direção ao litoral sul, pela PE-051. Logo em seguida, pegar a PE-060 e depois pela PE-072 até chegar à Praia. Apesar de serem muitas avenidas, o caminho é relativamente curto (cerca de 1h de viagem), e muito bem sinalizado.

Foto: Wikimedia

Onde se hospedar

Existem diversos tipos de pousadas e hotéis para se hospedar. Basta escolher o que melhor se encaixa com as suas necessidades (e também com o seu bolso).

Aqui, separamos alguns:

Quem quer economizar ainda mais, pode se hospedar em Tamandaré, cidade vizinha com preços mais baixos e distância curta da belíssima praia.

O que fazer

O que fazer na Praia dos Carneiros. Foto: Wikimedia

Navegar de caiaque ou stand-up paddle

As águas calmas, mornas e rasas da Praia dos Carneiros são o paraíso para quem quer relaxar e se divertir. Lá é o lugar ideal para navegar de caiaque ou arriscar no stand-up paddle, que podem ser alugados nas barraquinhas próximas à praia.

Visitar as piscinas naturais

As piscinas naturais da Praia dos Carneiros podem ser apreciadas de qualquer lugar, basta ficar de olho na tábua de maré do dia. Alguns passeios podem ser guiados, caso você não queira se arriscar sozinho. Basta entrar em contato com a recepção do seu hotel ou pousada e eles, saberão direcionar o melhor guia da região para o passeio.

Praticar mergulho com snorkel

Com águas cristalinas, o mergulho com snorkel se torna mais fácil. Por isso, se tiver o seu equipamento, não deixe de levá-lo na mala! Mas se não tiver, e quiser testar pela primeira vez, não se preocupe. Lá na Praia dos Carneiros é possível alugar a máscara para a prática.

Confira quais praias são consideradas “Caribes Brasileiros”

Onde comer

Dentre os espaços para você aproveitar a boa gastronomia, separamos aqui dois especiais:

Bora Bora bar e restaurante

Localizada em plena Praia dos Carneiros, Bora Bora é uma das barracas de praia mais tradicionais da região. A apenas 100 metros de distância da praia, você pode desfrutar de drinks e coquetéis no bar, que tem o formato de barco pesqueiro.

Dica: peça o carro-chefe da casa, o Camarão Bora Bora, e depois descanse em uma das espreguiçadeiras olhando o mar. Uma delícia para os olhos e para a alma!

Beijupirá

Com filiais espalhadas por todo o Nordeste, o restaurante Beijupirá é reconhecidamente famoso e premiado pelos seus pratos. Com destaques para frutos do mar, certamente é uma opção muito interessante para quem quer imergir na culinária praiana. Com certeza você não vai se arrepender!

Lá, qualquer escolha será bem feita, e o espaço é ideal tanto para desfrutar de um jantar quanto para viver alguma experiência marcante. O restaurante permite reservas para casamento, lua de mel e outros eventos importantes de serem comemorados.

Quando ir para a Praia dos Carneiros

No Nordeste, costuma ter calor e sol o ano inteiro. Entretanto, algumas chuvas podem aparecer. Para evitar surpresas, prefira viajar nos meses entre setembro e fevereiro, que são os que sofrem menos com chuvas.

Dezembro e janeiro são os meses mais disputados pelas férias de verão e pelas festas de fim de ano. Por isso, se você quiser visitar a praia nesse período, prepare-se para lugares mais lotados e preços mais altos.

O que levar na mala

Como você vai para a praia, não se esqueça de levar biquínis, sungas, shorts confortáveis, protetor solar e óculos de sol. Ah, roupas leves devem ser a “farda” da vez.

Lembre-se você está indo para um lugar praiano, quente e com muito vento. Então fique sempre confortável: essa é a única regra da vez.

Se estiver viajando com crianças, é indicado levar aquelas pequenas boias infláveis na mala, que não ocupam muito espaço e garantem mais segurança para os pequenos se divertirem no mar ou na piscina.

Post por Brunella Nunes com colaboração de Luana Aladim

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.