Os passeios e tours mais populares em Manaus

Guia Manaus

Quem vai para a cidade mais icônica do Norte do país, poderá se deparar com dois tipos principais de tours: aqueles que são feitos dentro da própria cidade e aqueles que têm como foco a Floresta Amazônica. A não ser que a sua viagem seja a trabalho ou de curta duração, é imperdoável que você não conheça as excentricidades e belezas da Amazônia brasileira. E isso vai muito além da fauna e da flora, pois aborda também os costumes, as culinárias, as tribos indígenas, dentre muitos outros pontos característicos à essa região do país.

Mas nem tudo são flores. Os passeios de Manaus são salgados assim como em qualquer outro destino turístico brasileiro, equiparando-se aos tours do Nordeste. Portanto, esqueça se você pensa que poderá fazer essa imersão amazônica sem desembolsar quantia considerável de dinheiro. As agências de turismo costumam oferecer passeios que vão de 1 a 4 dias de duração, portanto a dica é aglutinar o máximo de pontos de interesse em um único passeio para que o preço fique diluído no final das contas.

Para quem tem pouco tempo, mas não quer perder a oportunidade de vivenciar a Floresta Amazônica, a dica é fazer um passeio de dia inteiro que engloba as principais atrações do local. Os tours mais requisitados são o Encontro das Águas (que mostra as diferentes tonalidades do Rio Negro e do Rio Solimões quando se chocam), a Visita a um vilarejo ribeirinho (onde é possível ver casas flutuantes e tirar fotos com animais da região, como cobras, bichos-preguiça e macacos), a Observação de Vitórias-régias (que são bastante populares na região e garantem fotos de tirar o fôlego), o Nado com botos cor-de-rosa (que além de serem importantes para o folclore brasileiro dão show similar ao dos golfinhos em outras regiões do Brasil e do mundo) e a Visita a uma reserva indígena (momento em que é possível observar mais de perto os seus costumes, como danças, comidas e vida cotidiana).

Para aqueles que possuem mais tempo em Manaus, a dica é tentar dividir esses passeios em mais dias, pois isso permitirá que você aproveite mais cada um deles. Para quem aglutina em um mesmo dia, o lado positivo é que você poderá ter uma visão geral da Floresta Amazônica a partir da capital do estado, mas a sensação de muita coisa para pouco intervalo de tempo com certeza passará pela sua cabeça.