- América do Sul
- Brasil
- Manaus
- Onde ficar em Manaus
Em uma cidade com quase 2 milhões de habitantes como Manaus, conhecer as facilidades de cada bairro antes de se hospedar é essencial para descobrir qual é o lugar que mais combina com a sua viagem.
Quando o assunto é hospedagem, a cidade possui um diferencial que outras capitais não têm: cabanas na Floresta Amazônica e cabines em barcos que navegam o Rio Solimões. Além de poder escolher entre ficar em um dos quatro melhores bairros de Manaus, também existe a opção de passar a noite, literalmente, na natureza.
Mas tudo depende do seu roteiro. Quais são as suas prioridades? Pense nisso antes de reservar o seu hotel, hostel ou alugar um apartamento, já que cada escolha oferece vantagens e desvantagens. Quem decide se hospedar próximo ao centro histórico, por exemplo, poderá conhecer toda a região turística a pé, porém precisará tomar muito cuidado com furtos e assaltos durante a noite.
Apesar de ser uma cidade segura para o turismo, fique esperto. Manaus é a 7ª capital mais violenta do Brasil. Por isso, ande sempre com notas pequenas, não dê bobeira com o celular e não entre em ruas desconhecidas e vazias ao anoitecer. Preze pela segurança e sempre peça informação aos manauaras sobre os lugares que deseja visitar – os moradores são receptivos e simpáticos.
O transporte público funciona apenas com ônibus e o trânsito é um pouco caótico. Se locomover pode ser um problema. Só entre em taxis licenciados, pois é comum que o turista acabe pagando mais do que deveria nas corridas. O serviço de Uber funciona há quase um ano na cidade, com tarifas menores e viagens mais seguras.
Conheça os melhores bairros para se hospedar em Manaus:
- Centro
Uma das regiões da cidade que mais abriga turistas é a central. Quem decide se hospedar no centro poderá desfrutar da vantagem de estar próximo a pontos turísticos muito importantes de Manaus, como o Teatro Amazonas, o Palácio Rio Negro e a Praça São Sebastião. Outro ponto positivo é que bares e restaurantes funcionam até a madrugada, oferecendo não só comida e diversão, como também segurança. Há muitas opções de hotéis, pousadas, hostels e apartamentos para alugar, mas dê preferência aos mais próximos de ruas famosas e movimentadas, pois são as mais seguras. Se decidir se hospedar no centro, tome muito cuidado ao caminhar pela região durante a noite.
- Adrianópolis
Um pouco mais afastado do centro, Adrianópolis é um bairro nobre que possui uma grande oferta de hotéis – alguns mais simples e outros de luxo. Além de possuir ótimas opções de hospedagem, é possível encontrar bons restaurantes e shoppings próximos. Por causa do trânsito e da distância das atrações turísticas, a localização era um problema, já que se locomover custava caro. Após a implementação da Uber na cidade, transitar para outros pontos de Manaus ficou mais barato. Adrianópolis é indicado para quem busca tranquilidade, conforto e facilidade.
- Ponta Negra
Um dos locais mais badalados de Manaus, a Ponta Negra é um bairro moderno e dono de uma vista maravilhosa. Lá fica a praia (de rio!) de mesmo nome, que durante os meses mais quentes se enche de turistas e de moradores locais que se refrescam em suas águas. A orla da praia foi reformada em 2014, e se tornou um calçadão movimentado, com quiosques, restaurantes e até um anfiteatro. Opções de lugares para se hospedar não faltam, já que alguns dos melhores hotéis da cidade, como o Tropical Manaus Ecoresort, ficam em Ponta Negra. A região possui uma boa quantidade de restaurantes, mas o movimento durante a noite é fraco, por isso tome cuidado ao andar pelas ruas mais vazias.
- Distrito Industrial
É o bairro preferido para quem visita a cidade a trabalho, pois fica próximo à Zona Franca de Manaus. Além de ser distante do centro, possui poucas opções de lugares para comer e se divertir. Não é muito recomendado para quem está turistando.