Engana-se quem pensa que o turismo em Manaus se resume a conhecer a Floresta Amazônica, nadar com os botos e ver um rio encontrando o outro. A cidade é muito mais do que um clichê – é um verdadeiro tesouro nacional.
Se está planejando visitar a capital, prepare-se para perder o fôlego com a arquitetura do centro histórico, com a beleza dos seus prédios antigos, com a qualidade de seus museus, e claro, percorrendo encantadores e selvagens caminhos pela floresta.
Manaus é um lugar de muitos encantos, com atrativos para todos os gostos e idades. É possível dividir o roteiro entre cidade e floresta, e assim poder aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer.
Encontro das águas
É nos meses de junho e julho, quando os rios estão mais cheios, que o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões fica mais belo. É possível escolher entre diversos roteiros de agências de turismo ou de barqueiros que fazem o imperdível passeio. Algumas embarcações saem do bairro da Ponta Negra, do centro da cidade e também do Porto da Ceasa.
Centro Histórico
A região mais antiga da cidade abriga vários prédios históricos belíssimos, como a Alfândega, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, o Palacete Provincial, a Academia Amazonense de Letras, o Palácio da Justiça, o Museu Amazônico, o Palácio Rio Negro e a Biblioteca Pública. Tire um dia para se perder entre as suas ruas e observar a arquitetura dos majestosos casarões.
Teatro Amazonas
Construído no final do século 19, o teatro é um patrimônio histórico e cultural muito importante do nosso país. Lá aconteceram e acontecem óperas, teatros, musicais, festas populares, shows, orquestras e muitas outras atividades. O teatro é lindo visto de fora, mas deslumbrante quando visto de dentro.
Passeio pela floresta
Passear de canoa, pescar piranhas, observar os jacarés, tocar em árvores medicinais: conhecer a selva é um dos propósitos de visitar Manaus. Diversas agências de turismo fazem esse roteiro, com passeios que duram um dia, uma noite ou ambos.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Um dos centros mais importantes de comércio de produtos locais, o “Mercadão” de Manaus é famoso pelos seus peixes e frutas que ficam expostos e que são vendidos diariamente. Além de comida, é possível encontrar roupas, artesanato e muitos produtos que só o Amazonas tem a oferecer.
MUSA – Museu da Amazônia
O MUSA ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke – uma extensa área de floresta que vem sendo estudada há mais de 60 anos. Na visita, é possível não só observar a beleza desse lugar, como também aprender sobre a flora e fauna local.
Praia da Lua
Conhecer uma praia de rio – mais precisamente do Rio Negro – deve estar na lista de qualquer roteiro de Manaus. Para chegar à praia é necessário pegar um barco, já que é um lugar sazonal e que só existe durante alguns meses do ano, entre janeiro e setembro.
Museu do Seringal Vila Paraíso
O museu retrata o modo de ser e de viver do homem do seringal, com barracões, casarão e ferramentas que eram usadas por esses trabalhadores durante o próspero ciclo da borracha, que aconteceu entre 1879 a 1912.
Nadar com os botos
Uma das atividades mais famosas de Manaus. Nadar com os botos no Rio Negro é uma experiência única e muito especial. Procure uma agência especializada que respeite os animais e que promova a atividade de forma consciente.
Visita às aldeias indígenas
A visita à aldeia pode ser feita em conjunto com outras atrações (como nadar com o boto e ver o encontro das águas) ou realizada separadamente por uma agência. A aldeia Tupé, com índios das etnias Dessanos e Tucanos, é um exemplo de aldeia que recebe visitação. No passeio, é possível conhecer as ocas, os seus costumes e alguns rituais típicos.