O Nordeste brasileiro é um convite à perdição gastronômica. Com delícias únicas desta região, Maceió desponta como um delicioso destino de viagem para os amantes da boa mesa. É lá que os viajantes irão encontrar alguns dos sabores mais típicos do Brasil e também boas opções de restaurantes focados na gastronomia internacional.
Muitas opções tradicionais se localizam nos bairros de Jatiúca e Ponta Verde. São diversos restaurantes com pratos perfeitos para quem quer provar frutos do mar e outras delícias regionais.
A fatura começa logo cedo, já no café da manhã. Para o alagoano, essa refeição pode muito bem ser composta por uma comida quente. Macaxeira, inhame, batata doce, cuscuz, tapioca, queijo coalho… Tudo isso pode fazer parte da “refeição mais importante do dia” em Maceió. Se tiver um pouco de charque, melhor ainda! Há quem estranhe tanta abundância durante assim tão cedo, mas há quem volte para casa jurando que vai adotar um estilo alagoano para curtir essa deliciosa refeição.
É claro que tanta comida não é encontrada em todos os lares ou mesmo em qualquer café. Apesar disso, quem gosta de provar todas as delícias típicas pode pesquisar hotéis que ofereçam opções completas de café da manhã, incluindo a carne de sol - o Jatiúca Resort é uma boa opção nesse sentido.
Para seguir desbravando a gastronomia regional, uma boa dica é conhecer o restaurante Bodega do Sertão. O local funciona no estilo self-service e oferece uma grande variedade de pratos típicos. Quem passa ali não pode perder a oportunidade de provar uma galinha à cabidela (preparada com o sangue da ave). Para uma das opções de carne de sol mais famosas da cidade, a dica é ir direto ao restaurante Picuí. Na hora da sobremesa, experimente pedir um sorvete de rapadura, especialidade exclusiva da casa.
Entre as opções mais democráticas e fáceis de se encontrar estão a tapioca e o sururu. As tapiocas (enormes e feitas com coco) podem ser provadas na praia mesmo, em barraquinhas montadas na calçada, no melhor clima litorâneo. Os sabores são variados, tanto doces quanto salgados. Uma boa dica é provar o mais tradicional, uma tapioca feita apenas com coco ralado. Se quiser um docinho gelado, tem até mesmo picolés de tapioca, feitos pela marca Fika Frio.
Outra iguaria local é o sururu, um molusco que vive no mangue e pode ser encontrado na beira das lagoas da cidade. A maneira mais comum de servi-lo é como “caldinho de sururu”, um preparado que leva leite de coco, tomate e cebola. Tão tradicional que costuma ser servido como entrada em muitos dos restaurantes de praia de Maceió.
Quem procura abundância irá encontrar nos restaurantes da rede Parmegianno, que, como o próprio nome sugere, serve diversas receitas à parmegiana, que vão da carne vermelha ao camarão. Além de pratos bem servidos, o restaurante também tem preços econômicos e pode ser encontrado em diversas regiões da cidade.
Para os fãs de frutos do mar, uma boa dica é reservar um dia para visitar o Imperador dos Camarões, um restaurante com ótima vista para o mar. O destaque da casa é o “chiclete de camarão”, uma mistura de cinco queijos, camarão flambado no conhaque, dendê e leite de coco. É para se deliciar sem culpa, porque vai ser difícil encontrar a iguaria em outro lugar.
Outra dica mais do que tradicional é provar a peixada alagoana. Não vai ser preciso procurar tanto, já que a opção é servida em muitos restaurantes em Maceió, geralmente em porções para duas pessoas. A receita pode levar leite de coco, batata, tomate e os peixes e frutos do mar escolhidos por cada cliente. Além da abundância, o prato ainda vem acompanhado de arroz e pirão.
Depois de provar todas essas delícias, aproveite a energia extra para continuar conhecendo todas as belezas de Maceió.