A maior cidade de Santa Catarina tem atrativos suficientes para agradar toda a família. Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, Joinville está localizada no meio do caminho entre as cidades de Curitiba e Florianópolis. Joinville também fica próxima do mar e de montanhas, e para quem chega de carro, às margens da BR-101 você...

Leia Mais

Atrações turísticas em Joinville

Guia Joinville

A maior cidade de Santa Catarina tem atrativos suficientes para agradar toda a família. Colonizada por alemães, suíços e noruegueses, Joinville está localizada no meio do caminho entre as cidades de Curitiba e Florianópolis. Joinville também fica próxima do mar e de montanhas, e para quem chega de carro, às margens da BR-101 você já vê o moinho e o pórtico sinalizando que chegou em Joinville. E dentro desse portal há um escritório da Secretaria de Turismo onde você vai encontrar mapas e folders com as principais atrações da cidade.

Joinville é muito conhecida como a Capital da Dança por sediar o maior festival de dança do mundo em número de participantes, o Festival de Dança de Joinville. Realizado durante o mês de julho, o festival é composto por aproximado 10 mil bailarinos e atrai quase 250 mil visitantes. Nessa época, você tem a oportunidade de assistir a diversos espetáculos que acontecem em várias partes da cidade, sendo que os mais concorridos são os da Escola Bolshoi. Aliás, a Escola Bolshoi é a única unidade de sua escola fora da Rússia. Caso tenha interesse, mediante agendamento, é possível conhecer toda a estrutura da escola, incluindo figurinos das apresentações, sala de treinamentos e ver os bailarinos fazendo aula de piano.    

A Festa das Flores é outro festival que além de deixar a cidade mais bonita, atrai muitos turistas. O evento acontece no mês de novembro e inclui eventos como oficinas de cultivo de flores, palco cultural com apresentações de músicas e danças, praça gastronômica, concurso de orquídeas e um mercado de plantas para a compra de muitas flores.

O Festival de Dança acontece em julho e o Festival das Flores em novembro, agora fazer um passeio de barco pela Baía da Babitonga é um passeio que pode ser feito em qualquer época do ano. O barco na verdade apenas sai e chega de Joinville porque é feito todo na Baía da Babitonga, passando por 14 ilhas e desembarcando no Centro Histórico do povoado de São Francisco do Sul, com parada de uma hora e meia no local. É um passeio relativamente longo, com duração aproximada de 6 horas, realizado em um grande barco com capacidade para 350 pessoas e bastante infraestrutura, incluindo restaurante e shows para entreter os turistas. O centro de São Francisco do Sul é composto por mais de 150 construções da época colonial, sendo uma das vilas mais antigas do Brasil.   

Na gastronomia, o famoso café colonial é uma tradição muito forte no estado todo. De origem alemã, o café inclui bolos, tortas, doces, produtos coloniais, pães e receitas germânicas. Muitos estabelecimentos oferecem essa experiência, como por exemplo o Delicatesse Viktoria, que fica no centro da cidade e existe há mais de 20 anos. Com um ambiente bem decorado e aconchegante, eles servem produtos de receitas europeias e elaborados artesanalmente. Não deixe de provar e é melhor se estiver com fome porque a quantidade de comida boa é grande!

O turismo rural também faz parte das atrações turísticas da cidade, mesmo que o passeio ocorra em lugares afastados do centro, afinal é turismo rural. São quatro roteiros na parte norte de Joinville que incluem, além de bonitas paisagens, a tranquilidade da natureza e muita comida. O principal roteiro é o da Estrada Bonita, a cerca de 25 quilômetros do centro da cidade. O roteiro passa por muita área verde, riachos, casas coloniais, propriedades onde você pode provar e comprar produtos caseiros, e também passa por um museu rural que inclui um passeio de trator para levar os turistas para dentro do campo, passando por pastos de animais, rio e canaviais.

Outro passeio que inclui natureza, áreas verdes e degustação chama-se Agrícola da Ilha. Não está entre as atrações mais conhecidas, mas é um passeio que inclui belos cenários e é ideal para quem gosta de plantas e flores. Pode ser feito em qualquer época do ano que o local está sempre bem cuidado e florido. O passeio também é procurado por quem deseja fazer meditação no jardim sensorial e no lago com carpas.

Para ver a cidade do alto, o Mirante do Morro Boa Vista proporciona uma das vistas mais bonitas da zona urbana de Joinville, da Baía de Babitonga e ainda, embora de longe, das montanhas da Serra do Mar. Inaugurado em 2016, o mirante fica a 250 metros de altitude e pode ser acessado por escada ou por elevador.