Joinville sedia o maior festival de dança do mundo em número de participantes e esse festival acontece sempre no mês de julho, mais especificamente a partir da segunda quinzena. Há palcos com apresentações gratuitas em diversas partes da cidade, como em praças e shoppings, mas os espetáculos mais concorridos são os da escola Bolshoi. Como esse festival atrai muitos turistas, é recomendado reservar a hospedagem com bastante antecedência. Caso não tenha mais vaga nos hotéis da cidade, uma alternativa é se hospedar em cidades próximas e alugar um carro.
A Festa das Flores é outro festival que além de deixar a cidade mais bonita, atrai muitos visitantes. O evento acontece sempre no mês de novembro e inclui eventos como oficinas de cultivo de flores, palco cultural com apresentações de músicas e danças, praça gastronômica, concurso de orquídeas e um mercado de plantas.
Em relação ao clima, para quem gosta de curtir um frio, tente viajar para Joinville nos meses de inverno, já para quem prefere um clima mais quente, opte pelos meses de verão, quando as temperaturas estão mais amenas. Não costuma fazer um super calor como por exemplo nos estados no Norte e Nordeste do Brasil, mas ainda assim é bem mais quente que o período de inverno.
Quando há festas ou eventos em Joinville o valor da hospedagem normalmente aumenta um pouco, mas fora desses períodos o valor quase não muda.