A mistura e herança cultural dos europeus que colonizaram o estado de Santa Catarina é refletida na gastronomia, nos mais variados pratos, sabores e temperos.
O café colonial por exemplo é uma tradição gastronômica de origem alemã e é oferecido em diversas cidades do estado. Com bolos, tortas, doces, produtos coloniais, pães e receitas germânicas, muitos estabelecimentos oferecem essa experiência, principalmente em cidades onde a tradição alemã é ainda maior. Em Joinville, o Delicatesse Viktoria fica no centro da cidade e existe há mais de 20 anos. Com um ambiente bem decorado e aconchegante, eles servem produtos de receitas europeias e elaborados artesanalmente.
Os rodízios de massas são tradicionais e bom para quem está de estômago mais vazio ou então aguente comer muito. Os restaurantes oferecem vários tipos de massas, risotos e dependendo do estabelecimento está incluso outros itens como carnes e saladas. Os rodízios combinam muito com os dias de frio, mas em qualquer época do ano você irá encontrar restaurantes oferecendo rodízio de massas.
A polenta é uma comida muito consumida entre as famílias de origem italiana que vivem no estado e a receita normalmente passa de geração para geração. No Brasil, a polenta é uma comida popular em diversos lugares, mas muitas vezes é preparada de outra maneira, mais mole, conhecida como angu. As duas formas de preparo são boas, tudo é questão de gosto, mas em Santa Catarina a polenta leva até um nome especial: polenta no fio, que significa cozinhar por bastante tempo até ficar tão dura que pode ser cortada por um fio de algodão, aí a origem do nome.
A cuca é uma famosa receita de origem alemã. É algo entre um pão e um bolo coberto por uma farofa em cima. Há muitas variações da receita que pode ser encontrada em qualquer mercado, padarias ou casas de bolos. Há muitas variações também de sabores, e em Joinville existe até um Festival de Cucas para eleger a melhor receita da cidade, além da Semana Municipal da Cuca, onde durante uma semana panificadores e outros estabelecimentos realizam uma série de ações envolvendo o público, e é claro, a cuca.
Todos os anos Joinville sedia o Festival Gastronômico de Joinville, um evento onde diversos restaurantes da cidade se reúnem para oferecer uma experiência gastronômica completa aos visitantes, incluindo entrada, prato principal e sobremesa por um preço bem mais acessível. O evento normalmente acontece durante o inverno e dura aproximadamente 20 dias. Os mais variados restaurantes participam do evento, desde pizzarias, cantinas italianas, até restaurante de comida mexicana, japonesa e árabe.
O Mercado Municipal de Joinville é um local descontraído que vale a pena incluir no roteiro pela cidade. Assim como todo mercado municipal, você vai encontrar os mais variados produtos como peixes, verduras, frutas, produtos naturais, temperos e até artesanatos. Durante a noite e aos finais de semana, o mercado costuma receber alguma banda com música ao vivo para animar ainda mais o passeio. O mercado fica em um prédio às margens do Rio Cachoeira e agrada muito quem gosta de tomar uma cerveja, comer frutos do mar e bater um bom papo.