Guia Belém

Belém é uma daquelas cidades perfeitas para redescobrir o Brasil e suas tradições. Situada na região norte do país, a capital paraense parece viver em um constante e úmido verão. Apesar do clima singular, o que mais chama a atenção de quem desembarca por lá é, sem dúvida, algumas de suas mais bonitas construções, das quais grande parte foi erguida entre os séculos 17 e 19.

Uma das melhores maneiras de descobrir tudo o que a cidade tem a oferecer é realizar algum dos city tours que estão à disposição dos visitantes. Antes de comprar o passeio, certifique-se apenas de que ele estará disponível nas datas em que você viaja a Belém, pois muitos tours não acontecem às segundas-feiras.

Um dos pontos altos de qualquer visita é a passagem pelo mercado Ver-o-peso. A estrutura do mercado é feita em ferro, que foi trazido da Europa durante o século 19, marcando a arquitetura da cidade para sempre. A visita é uma oportunidade única para adquirir produtos típicos por um preço justo e conhecer mais dos ingredientes tradicionais da culinária da região.

Outro ponto importante a destacar nos passeios em Belém é a visita à Estação das Docas, um lugar difícil de definir. Com três enormes armazéns, a estação abriga um teatro, um centro de exposições e muitos bares e restaurantes. No segundo piso da construção, funciona ainda um shopping com lojas de todos os estilos. E o destaque fica para as sextas-feiras no local, quando espetáculos folclóricos gratuitos são realizados no espaço, sempre às 18h.

Ninguém pode sair de Belém sem realizar também uma passada pelo Teatro da Paz para ver sua incrível arquitetura que data da época áurea da borracha. A Basílica de Nazaré é outra atração que promete encantar a todos, sendo um local de culto para paraenses e visitantes.

Em compensação, aqueles interessados em se aprofundar mais na cultura da região poderão aproveitar o passeio para conhecer o Forte do Presépio, que marca a fundação da cidade, as exposições de arte e história indígena do Museu do Encontro ou o Museu de Arte Sacra, com uma coleção incrível de obras. Todas essas atrações fazem parte do complexo turístico Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha, e são perfeitas para fechar com chave de ouro qualquer viagem a Belém.