Fundada em 1616, a partir da construção de um forte que protegia os colonos portugueses das invasões dos holandeses e dos franceses, Belém se tornou um lugar com uma cultura bastante única e forte, que mescla características portuguesas com traços indígenas da região do Pará e da Amazônia, o que se reflete especialmente na culinária local!
Mais tarde, transformou-se em uma cidade extremamente rica com o boom de borracha no final do século XIX e muitos edifícios construídos dessas épocas passadas ainda se encontram na cidade, principalmente nos bairros de Cidade Velha e Campina. Na tentativa de preservar esses edifícios, muitos deles agora abrigam órgãos oficiais.
Belém é uma cidade animada e amigável, mas pode parecer pouco atraente à primeira vista. Aos poucos, você percebe o quão surpreendente é a capital do estado do Pará. Observe como ruas e parques são sombreados por mangueiras, aproveite os museus fascinantes e os bares de restaurantes que estão sempre animados.
Na cidade você se depara com inúmeras atrações culturais e de lazer, além de muitos pontos de importância histórica que remetem ao Brasil-colônia. Muitos dos destaques da cidade podem ser vistos através de um passeio ao longo da margem da Baía de Guajará, começando com as docas e continuando até o antigo forte, conhecido como Forte do Presépio. Você verá muitas igrejas antigas ao longo do caminho.
Nesse percurso, você pode visitar o famoso Mercado Ver-o-Peso. Sua estrutura icônica com quatro torres vem dos tempos coloniais, quando os portugueses verificavam o peso das mercadorias para cobrar impostos. A variedade de frutas, plantas medicinais e outros produtos regionais é fascinante!
Ainda na região, viva a agitação de Belém na Estação das Docas, um ambicioso projeto de renovação, que transformou três armazéns à beira do rio em um popular ponto de encontro, com restaurantes, bares, lojas e até um teatro! É um ótimo lugar para curtir a noite.
Para entender mais sobre a história da região, reserve um tempo para conhecer o Museu do Estado do Pará, situado no grandioso Palácio Lauro Sodré, que serviu de residência dos representantes reais de Portugal em Belém e mais tarde foi lar de vários governadores de estado. Um desses governadores, Ernesto Lobo, foi morto na escadaria durante a Rebelião Cabanagem em 1835. O museu hoje conta com uma coleção sobre a fundação e o crescimento de Belém.
Outro lugar interessante na Cidade Velha é a Casa das Onze Janelas, que já foi casa de um barão do açúcar, em seguida, um hospital militar, e agora abriga uma excelente galeria de arte e um dos melhores restaurantes de Belém, o Boteco das Onze! As galerias possuem uma mistura intrigante de pinturas e desenhos clássicos e modernos, além de algumas esculturas e fotografias.
Mesmo se você não for religioso, não deixe de conhecer a Basílica Santuário de Nazaré, que tem um interior espetacular. Admire as colunas de mármore, os vitrais brilhantes, os detalhes na madeira ornamentada e os belos azulejos em todas as direções, até no teto. Essa Basílica é de extrema importância para a cidade, pois é ali que é celebrada a maior festa da capital do Pará.
Todos os anos, no segundo domingo de outubro, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, mais conhecido como Círio de Nazaré, é comemorado em Belém. É uma das maiores procissões católicas do mundo. Se estiver planejando uma viagem para esta época, reserve sua hospedagem com antecedência, pois a cidade costuma receber milhares de visitantes de todas as partes do país.
Em Belém há muito para ver! E além das atrações da cidade, você ainda pode fazer um bate-e-volta para Algodoal e para a Ilha de Marajó, destinos turísticos muito atraentes! Não deixe também de dar uma volta de barco pelo rio, um passeio bastante diferente para quem não vive na região do norte e nordeste do país.