Assim como acontece com muitas outras cidades, Belém também tem seu trânsito engarrafado durante o horário do rush. Não é necessário ter um carro alugado em uma viagem a Belém, porém sempre tem quem não abra mão de ter um carro à disposição para ter aquela liberdade de ir para onde quiser e quando quiser, então nesse caso a decisão de alugar um carro ou não é algo mais pessoal.
Em Belém, depender de transporte público como ônibus pode deixar a viagem com mais aventura e também mais demorada, afinal você terá que esperar o ônibus, corre o risco de pegar um ônibus errado e depois ter que pegar outro, depois de descer do ônibus normalmente é necessário andar mais um pouco até chegar ao destino final, e por aí vai, então a recomendação é andar a pé pela região central ou então de táxi, principalmente se for andar a noite. E na região central, é bom sempre tomar um pouco de cuidado a mais, assim como acontece com outras grandes cidades.
Se hospedar na região central é sempre mais prático para se locomover e para conhecer as principais atrações, mas os turistas normalmente andam de táxi por Belém, incluindo até os pontos turísticos um pouco mais distantes como alguma praia de rio. Os taxistas são bastante simpáticos e aproveitam para falar sobre sua cidade, é bem interessante e torna a viagem ainda mais agradável.
E para quem está pensando em alugar um carro em Belém, recomendamos colocar todos os custos do aluguel na ponta do lápis, afinal além da diária do veículo, há também o valor da gasolina, do seguro e de estacionamentos. E falando em estacionamento, verifique antes com o hotel escolhido se há estacionamento e se o valor está incluído na diária.
Os documentos necessários para alugar um carro em Belém do Pará são a habilitação brasileira emitida há mais de 2 anos e dentro do prazo de validade, um cartão de crédito, RG original e ter idade mínima de 21 anos, mas é sempre recomendado confirmar direto com a locadora escolhida quais são as exigências necessárias antes de fechar o aluguel do carro.