Bariloche tem a sua beleza no verão e no inverno. O verão é a época dos dias longos, que duram até 22h, temperaturas amenas propícias para a prática de atividades ao ar livre como canoagem, caiaque, windsurf, caminhadas, escalada. O inverno é a época de ver neve e de praticar esportes como esqui, snowboard, esquibunda, caminhadas na neve, e curtir o friozinho em alguma das dezenas de chocolaterias existentes na cidade.
É um pouco difícil prever exatamente quando vai começar a nevar. O inverno no hemisfério sul começa oficialmente em 21 de junho, mas nem sempre começa a nevar nesta data. Para informações atualizadas sobre a data de abertura da estação de esqui em cada ano, consulte o site oficial do Cerro Catedral.
Julho é alta temporada de inverno, quando a cidade fica mais cheia, as estações de esqui também, e os preços são mais elevados. Se for viajar nesta data, sugere-se fazer reserva de hospedagem com antecedência.
Para quem quer esquiar, mas tem flexibilidade para viajar fora das férias escolares, agosto pode ser a melhor opção. Os preços já baixaram um pouco, o inverno já está mais firme e a quantidade de neve é até melhor. Pode-se dizer que é um dos melhores meses para visitar a cidade e praticar esqui. Em setembro em geral ainda tem neve, e os preços também são bons. Dependendo do ano, pode ter atividade na estação de esqui até início de outubro, mesmo o inverno se encerrando oficialmente em 21 de setembro.
A temporada de verão, mais procurada por europeus interessados em fazer ecoturismo na Patagônia já começa entre outubro e novembro. Os preços são bem mais baixos do que no inverno, mas podem voltar a subir entre dezembro e janeiro com o aumento de visitantes.
No verão apenas os picos mais altos estão cobertos de neve, a paisagem muda bastante. Todos os setores dos Parques Nacionais ficam abertos à visitação, e é possível tentar tomar banho em algum dos lagos.