Com temperaturas altas o ano inteiro, a cidade da Arábia Saudita deve ser conhecida por todo muçulmano ao menos uma vez na vida (desde que tenha condições de saúde e financeiras para tal). Mas vale dizer que o local não é tão acessível assim, especialmente para não muçulmanos. Isso porque o país não emitia vistos de turismo até abril de 2018, permitindo a entrada de estrangeiros apenas para atividades religiosas, trabalho ou para visita de parentes sauditas de primeiro grau.
Agora, porém, o Governo do país tem apostado no turismo para diminuir a dependência do petróleo e tem feito a abertura gradativa para o resto do mundo. A restrição maior ainda recai sobre mulheres menores de 25 anos, que só podem ir para lá acompanhadas do marido ou parente do sexo masculino.
Quem visita Meca deve ter em mente que a época mais quente do ano acontece entre Maio e Outubro, com temperaturas que oscilam entre 26•C e 43•C. Ou seja, o tempo é realmente muito abafado. Isso sem falar que as chuvas são praticamente inexistentes. Afinal, os índices pluviométricos vão de 0mm a 2mm ao mês! Vale dizer que a Hajj, a peregrinação anual de muçulmanos a Meca, acontece entre o 8º e 13º dia do Dhu al-Hijja, o último mês islâmico (que geralmente ocorre em agosto ou setembro). Portanto, se essa for a sua ideia, vá para a cidade durante o período!
Já entre Novembro e Abril as temperaturas continuam altas, porém há períodos mais amenos. Os termômetros variam entre 22•C e 34•C, mas nessa época do ano já é mais possível fazer caminhadas ao ar livre sem tanto incômodo. Apesar de ainda baixas, as chuvas apresentam taxas mais elevadas, em torno dos 10mm e 15mm ao mês.